A Arca do Dilúvio

Depois de trinta e seis mil anos de Ziusudra Reinar sobre Shuruppak, abençoada pelo deus Enki, deus de Eridu, adorado na Suméria, este avisou aquele da necessidade de construir um barco enorme, pois a água cobriria a terra pondo fim à humanidade. Os demais deuses estavam estafados com a longevidade dos seres humanos. Numa assembléia de deuses, ficou decidido que as águas subiriam de tal modo sobre a terra que o mundo conhecido seria riscado do mapa.

Eridu é tida como a cidade mais antiga do mundo. E Shuruppak já existia muito antes do dilúvio e possuía um conjunto de conduta, chamado "Instruções a Shuruppak".

3° mandamento - Não amaldiçoarás de maneira veemente.

6° mandamento - Não matarás.

7° mandamento - Não ria ou se sente em quarto com uma mulher casada.

8° mandamento - Não roube nem assalte.

9° mandamento - Não cuspa mentiras.

Tendo sido escrito por volta do ano 2.600 Antes da Era Cristã, 1.300 anos das tabuas descritas pelos profetas de Josias nas escrituras bíblicas, datadas do ano 600 AEC, no livro creditado a Moisés, chamado de Êxodo, na saída do Egito.

Na epopéia de Gilgamesh, nós temos outro herói diluviano, Ut-Napishtin, que narrou ao rei, quinto na dinastia primeira pós-dilúvio sobre a Suméria, sobre os fatos que levaram a humanidade a ruir diante da ira dos deuses. Os textos desta epopéia estariam na influência de inúmeros textos posteriores, como Ilíada e a Odisséia, mais impressionante é a semelhança com os cinco livros escritos por Moisés, o Pentateuco.

Só para ilustrar, umas passagens conhecidas, outras nem tanto.

“Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.’ Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana”.(SANDARS, 1992, p. 149).

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.(GENESIS, cap. 6, ver. 5).

“A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”.(GENESIS, cap. 6, ver 11).

“Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.(GENESIS, cap. 6, ver 7).

Não era de um todo antiético copiar ou transcrever textos inteiros, sem importar-se com direitos autorais e autoria, princípios desconhecidos ou pouco valorizados na época. Não havia uma preocupação de assinar ou marcar uma narrativa em seu nome, pois já se pode afirmar que a bíblia teve diversos escritores e poucos autores, isto é, foram escritos por uns e creditados a outro. Uma rápida leitura nos textos ditos canônicos, percebe-se a mudança da narrativa, uso de diferentes nomes para a mesma pessoa ou coisas, típicas de varias mãos a criar ou de varias histórias e mitos assimilados da sua volta.

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 24/01/2009
Código do texto: T1402194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.