Colônia de Férias na AABB de Maceió
Cerca de 70 crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos, durante duas semanas, entre terça e sexta-feira, vão à AABB de Maceió, onde praticam as mais diversas atividades recreativas. O clube, que dispõe de salão de jogos, parque aquático, campos de futebol e outras áreas de lazer, conta com uma excelente localização. Situado no bairro da Pescaria, nas proximidades da confluência dos rios Mirim e Pratagy, onde uma ponte dá acesso à praia, tem a dupla opção de banho no rio ou no mar, caracterizando a beleza de Maceió, considerada o “Paraíso das Águas”, em razão de suas praias, rios e lagoas.
Pela exceção feita ao meu neto, de apenas 6 anos, permitindo-lhe fazer parte daquele grupo de crianças, e considerando a minha disponibilidade de tempo, por ser aposentado, fui ao clube durante aqueles dias, na expectativa de vê-lo integrado ao grupo, usufruindo daquele gostoso lazer. Mantendo a necessária distância para não prejudicar a sua espontânea integração, ficava numa das barracas, onde me dedicava à leitura e a uma boa soneca na rede, depois de uma gostosa peixada, acompanhada com uma geladinha cerveja.
Como a natureza nos inspira a escrever, pedi ao garçom que me arranjasse uma caneta e uma folha de papel para rascunhar este texto. Este sim que surgiu de uma verdadeira contemplação da natureza. Da minha barraca, às margens do rio, direcionei a vista para a ponte, vendo por baixo a distante orla de Maceió, ao longo do verde mar. Em razão de uma distância de apenas 18 quilômetros entre a AABB e a minha residência, no bairro da Jatiúca, fiz uma reavaliação dos meus hábitos de lazer, pois só muito esporadicamente costumo frequentar aquele clube. O meu neto foi a motivação para que eu percebesse o quanto já havia perdido por não desfrutar, com maior frequência, aquele espaço, dito por quem vem de fora como sendo um verdadeiro paraíso. Por isso, os seus chalés estão sempre lotados e as suas barracas, aos finais de semana, disputadas pela hora de chegada. É preciso ir muito cedinho, pois, pelas normas do clube, não existe reserva. A vez é de quem chega primeiro.
Em razão de sua área, estrutura e localização, é considerada umas das melhores AABBs do Nordeste. É tanto que, todo o ano, no período de férias escolares, é a mais preferida para a colônia de férias. Sob a coordenação de uma equipe de professores, as crianças vão e voltam de ônibus, tendo um ponto central para o embarque e desembarque, aonde os pais vão levá-las e buscá-las. Assim, mesmo estando lá, deixava que o meu neto voltasse de ônibus, cujo passeio é algo extraordinário para o entrosamento das crianças, num ambiente em que não estão sob a vigilância dos pais. A liberdade é um direito tão sagrado, que até as crianças se sentem felizes quando a têm concedida. A colônia de férias, além da recreação, permite-lhes esse salutar desvínculo provisório da vigilância paternal.