Ligas Camponesas em Pernambuco

Ligas Camponesas

No processo de Ligas Camponesas no Brasil vão se afirmar a partir da década de 50 (séc. XX), isso nas vias de fato. Todavia, para melhor entender o processo é necessário nos remeter ao modo de vida dos trabalhadores rurais na Europa e no Oriente. No início isso vai ocorrer na 4ª década do séc. XVI, com diversos conflitos aprisionamento de indígenas e o processo de colonização. Alguns fatores característicos desses modos de trabalhos em outras regiões foram às guerras entre colonos e índios e o tráfico de escravos. Esse formato de trabalho vai se dar e ser implantado trazendo várias conseqüências para nosso Brasil, séculos depois dos primeiros relatos na Europa. No Brasil, no período colonial, diversos fatores influenciaram mais adiante o processo de lutas pelas terras entre elas vamos ter a guerra dos Bárbaros e o Quilombo dos Palmares, por exemplo. No Quilombo, os negros que ali chegavam passavam a ser delimitado por um sistema próprio de trabalho e vida, tendo assim que trabalhar e produzir seus produtos de consumo e também comercializar para sustento próprio e contribuir para o desenvolvimento do Quilombo.

Vamos encontrar diversas outras revoltas, que vai envolver o período regencial do Brasil, essas revoltas vai se dar 1831 a 1840, o governo imperial se viu enfraquecido, diversas revoltas ocorreram em todo território nacional e com as mais diversas motivações. No nordeste do Brasil, o que pode se entender por descontentamento vai ocorrer nessa época e gerar algumas revoltas como a guerra dos Cabanos (Pernambuco e Alagoas). O mesmo vai ocorrer no Maranhão e no Piauí com a guerra da Balaiada, ocupando diversas áreas e cidades.

Para melhor compreender esse processo, observamos a abolição da escravatura. Os ex-escravos ampliou o processo de pobreza por não dispor de terras para trabalhar, aumentou o grupo de quilombolas.

Das ligas camponesas, a mais famosa foi instalada no Engenho Galiléia em Vitória de Santo Antão. Essa liga levou o nome de Sociedade Agrícola de Plantadores e Pecuarista de Pernambuco (SAPPP), isso vai ocorrer no interesse do proprietário do engenho em expulsar os foreiros do local e que ali trabalhavam. Para ter maior sustentação de suas idéias, trataram de contratar um advogado para defender os interesses dos agricultores. Esse contratado era o jovem parlamentar Francisco Julião, que mesmo sendo socialista estava ligado aos movimentos de caráter comunista.

Foi organizado as ligas irmãs em outros municípios e diversos estados onde era encontrados tensões sociais, dessa forma o movimento ganha notoriedade nacional. Na ocasião foram organizados diversos encontros em cidades como Limoeiro, Recife. O congresso realizado em Recife teve como presidência do evento o deputado Josué de Castro, que desponta como um líder no combate a fome e miséria.

Ao ritmo que crescia os movimentos sociais em todo o Brasil, por influência das ligas, vai crescer também a sindicalização rural.

Esses movimentos com o passar dos tempos vai também preocupar a igreja católica, que passa a organizar os sindicatos cristãos .

Vamos ter como uma mola propulsora o governo de Miguel Arraes que vai ser um grande braço aliado dos trabalhadores rurais. Em todo o período de seu governo é perceptível o empenho do governo nas obras de benefício aos trabalhadores, deixando assim a preocupação que a maioria dos governantes carrega até os dias de hoje, obras para ricos e enriquecimento próprio.

ANDRADE, Manuel Correia de. Lutas Camponesas no Nordeste. São Paulo: 2ª ed. Editora Ática, 1989, p. 11.

Talvez seja uma maneira da igreja, de tentar garantir suas terras, tendo em vista que a igreja detém até os dias atuais grandes quantidades de terras improdutivas e que poderiam ser invadidas e dessa forma perder para os projetos de reforma e socialização agrária.

Lindembergue Santos

É graduando em história pela UFRPE, artista plástico.

Conheça mais em www.lindemberguesantos.blogspot.com.br

Lindembergue Santos
Enviado por Lindembergue Santos em 10/01/2009
Reeditado em 10/01/2013
Código do texto: T1377975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.