O BRASIL É UM PAÍS DE LÍDERES EFÊMEROS

Esse é outro texto antigo de meus alfarrábios... Mas, eu não podia deixar de compartilhar com vocês! Foi escrito em 2006, logo depois da desclassificação do Brasil no mundial da Alemanha

___________________________________________________________

O Brasil é um país feito de líderes efêmeros...

O primeiro a dizer que ficava foi D. Pedro I. Sabe-se lá o que estava acontecendo em Portugal naqueles tempos. Avançamos no tempo: Getúlio Vargas deixou a vida para entrar para a história e JK foi assassinado. Chegamos à década de 80 e a abertura política traz novos ares para o Brasil. Surge o PT de Lula e a emoção de ver um trabalhador, alguém igual a nós: do povo, chegar a presidência. Depois da “Era Mauricinho”, de Collor e da quase década “Efeagaceísta”, finalmente aquele homem simples assume a presidência. O povo chega ao poder. É festa em Brasília. “O Planalto é nosso! Ah-há Uh-hú”. Ledo engano...

O que nos restou de esperança (que tentou vencer o medo e foi aniquilada pelo valerioduto) foi depositada na nossa seleção. O brasileiro precisa de subterfúgios para sobreviver. Nada melhor que o futebol. Temos que ser os melhores, pelo menos em algo. “A taça é nossa! O hexa é meu! Ninguém tasca!”. E o “dream team” decolou para a Alemanha, carregando a esperança de 180 milhões de corações brasileiros. Como fomos tolos... Acreditamos que tudo aquilo era verdade, quando não passava de um pano de fundo. Ninguém consegue me provar que a seleção não saiu com as “malas prontas” do estádio. Eles voltaram muito rápido para o Brasil.

Enquanto os brasileiros vibravam e torciam pela seleção, o mundo girava e girava. E nós, pobres boçais que ainda acreditamos nesses ídolos de latão, continuávamos pagando a conta de nossa burrice. Senão, vejamos:

1) Enquanto a caravana passava (ou voltava), o Sindicato dos Médicos denunciava que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), programa do Governo Federal, está mal das pernas no Rio de Janeiro: ambulâncias paradas por falta de manutenção e profissionais que não são pagos pelo Governo do Estado. Ahhhhhhhhhhh, mas o Dida fez uma grande Copa do Mundo... Quanta injustiça!

2) Traficantes de drogas fazem o que querem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na mais importante cidade do país eles comandam o tráfico de dentro da cadeia e ordenam a matança de agentes penitenciários. Engraçado, ninguém mais se lembra que o ex-governador de São Paulo foi Geraldo Alckmin... Ahhhhhhhhhhhh, mas o Cafú errou oito passes e três dos quatro cruzamentos que fez no jogo contra Gana. Isso porque nem sempre o melhor vence!

3) No Rio de Janeiro, bandidos de facções rivais matam uns aos outros e imperam o terror em comunidades carentes de todos os pontos da cidade. Não vemos nenhuma notícia da polícia invadindo os morros ou usando sua inteligência para deter os criminosos. Aliás, não se fala do casal Garotinho faz tempo, desde aquela “farsa” da greve de fome que, infelizmente, acabou. Ahhhhhhhhh, mas a grande injustiça foi o Lúcio ter roubado 26 bolas sem cometer nenhuma falta no jogo contra a Austrália e o Brasil ainda ser eliminado...

4) E aí na sua cidade? Os vereadores continuam usando o seu dinheiro para viagens a belíssimos balneários brasileiros como Maceió, Natal, Fortaleza, Salvador para aqueles congressos que debatem temas de especial interesse da Nação? Faz uma coisa: pede a eles, um dia, para fazer um relatório sobre essas viagens a trabalho... Ahhhhhhhhh, mas o Juan foi um dos melhores zagueiros da seleção de todos os tempos, ao lado de Lúcio.

5) O Tribunal Superior Eleitoral divulgou essa semana a lista dos inelegíveis. Pessoas que estão em débito com a Justiça Eleitoral por terem cometido diferentes crimes políticos. Na lista, ex-governadores, juízes e milhares (eu disse milhares) de ex-prefeitos. Você sabe pelo menos o nome de algum deles? Ahhhhhhhhhhh, mas deve saber que o Emerson fez muita falta no jogo contra a França. Se ele estivesse em campo, o resultado poderia ter sido outro...

6) Um soldado do exército brasileiro foi preso com a acusação de ter roubado um automóvel Celta. Logo o glorioso E.B.! Quanta decepção! Um soldado de uma das forças que deveria ser o exemplo do país para a formação de caráter e dignidade dos jovens brasileiros: preso como um ladrão de galinhas. Ahhhhhhhhhh, mas o Roberto Carlos foi o grande culpado. Ele não marcou o Henry nem o Zidane...

7) O Congresso Nacional antecipou o recesso de meio de ano. Aliás, por que político tem que ter férias no meio do ano igual a colégio? Eles querem se comparar com professores? Ou será que tem a mentalidade de ensino fundamental de nossos colegiais? Pelo que eu sei, qualquer trabalhador tem só 30 dias de férias por ano. Ahhhhhhhhhhhhh, mas o “imperador” Adriano não brilhou na Copa.

8) O Ministro da Agricultura entregou o cargo recentemente em Brasília. Ele não quis dizer porque estava saindo. Antes da Copa do Mundo começar o Congresso foi invadido pelos ativistas do MLST em busca de “Reforma Agrária”. Será que esse foi o estopim? Ahhhhhhhh, mas o Kaká só teve uma boa atuação no primeiro jogo. Ele que fez o gol da vitória do Brasil sobre a Croácia. Lembra?

9) O Governo Federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outros mecanismos, já disse que empresta o dinheiro para quem quiser comprar a Varig. Que beleza, não é mesmo? Vamos ajudar os pobres a comprar uma empresa aérea falida com dinheiro público. Ninguém vai se dar conta mesmo. Ahhhhhhhhhhhh, sabe porquê? Estávamos mais preocupados com as bolhas no pé e com o peso do Ronaldo, o “fenômeno”...

10) O jornal anunciou que os deputados federais estão prestes a aprovar (se é que já não aprovaram) um Projeto de Lei que facilita o repasse de verbas federais para ONG’s responsáveis por obras em todo o país. Parte dessas “ONG’s” são comandadas pelos familiares e assessores dos próprios deputados. Enquanto o Brasil está na Copa, os “gafanhotos” fazem a festa. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh, mas o Ronaldinho Gaúcho não fez nada pela seleção! Do que adianta ser o “melhor do mundo” assim? Ele desonra a Camisa 10!

11) O presidente Lula não sabe se participará dos debates presidenciais na TV. Debates??? Ah, é! Esse ano tem eleições, não é mesmo? Logo ele que tanto criticou (para ser mais exato, por dezesseis anos) os adversários que fugiam dos debates (principalmente o FHC). Ahhhhhhhhhhhh, mas como íamos lembrar disso? Estávamos mais preocupados com o pobre do Zé Roberto. Ele não merecia ser tão injustiçado, afinal, acertou 36 passes no jogo contra a Croácia e foi eleito o melhor em campo duas vezes pela Fifa.

Pois é! Agora, vamos curtir nossa ressaca de fim de festa de Copa, torcendo para Portugal, do técnico Felipão. Esse sim é o cara! Quem foi que permitiu que ele saísse da seleção? Pega! Tasca! Mata! Não importa! Pelo menos encontramos uma forcinha para passar por esse finalzinho de Mundial. Afinal, daqui a pouco volta o Campeonato Brasileiro. Aí sim, a cobra vai fumar! E, felizmente, “voltará a ser tudo como dantes no quartel de Abrantes”.