Lula, o iluminado

O ano de 2008 iria representar para o Brasil o fim de qualquer tentativa de se viver em um país descente. De crianças mortas por policiais ou atiradas do 6º andar, o trágico fim de um seqüestro em Santo André até delegado sendo investigado por prender um banqueiro milionário que fazia transações financeiras irregulares, tudo indicava que mais um ano terminaria como se acaba as CPIs no Brasil, ou seja, em merda. Mas eis que surge a crise econômica para dar uma levantada no nosso astral e na nossa estima, pois o Brasil é o único país que está a salvo da crise, isso segundo o Presidente - e Santo dos imigrantes nordestinos - Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com Vossa Excelência, no Brasil também não há necessidade nenhuma de se baixar os juros, nem economizar, o momento é de gastar, consumir. Da mesma forma que boa educação é item de país de primeiro mundo, nosso Presidente (e novo guru) deve estar imaginando que a crise também não nos pertence.

Porém, o mundo todo está com medo da crise. Grandes empresas, como o banco HSBC, já demitiram milhares de funcionários. A recessão mundial está atingindo de maneira devastadora também as montadoras de carros em todo mundo. A Renault e a Peugeot-Citroen chegaram a paralisar a produção na maioria das fábricas localizadas na França. A maior montadora do mundo, a japonesa Toyota, vai reduzir a previsão de vendas de veículos no mundo em 2009. O natal em boa parte da Europa e, principalmente, nos Estados Unidos da América foi marcado por poucas compras. Só as vendas on-line nos EUA tiveram uma redução de 44 bilhões de dólares. Nem o novo presidente eleito dos EUA (ou será mais novo Pop star), Barack Obama, conseguiu convencer os americanos de sair às ruas, meter a mão no bolso e gastar. Até a rainha da Inglaterra teve uma perda de 40% dos seus investimentos e sua mensagem de fim de ano para os britânicos alertava sobre a crise econômica.

Contudo, tudo isso é um problema do Barack Obama e da Rainha Elizabeth porque aqui no nosso Brasil Guaranil tudo corre de vento e polpa. Aliás, desde que o Presidente Lula foi eleito o Brasil nunca esteve tão bem. A economia mundial, junto com as geleiras do pólo norte, está derretendo, mas nem essa crise nem os problemas ambientais e sociais são nossos. As enchentes de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e o desmatamento enlouquecido da Amazônia são pequenas eventualidades. Na cidade de Salvador são 37,4% dos soteropolitanos que vivem com renda inferior a meio salário mínimo (R$ 207,50), segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). E todo mundo comprando sem a mínima preocupação com o desemprego que vem conseqüentemente com a recessão. Eu achava que o Lula só não tinha um dedo, agora estou começando a crer que ele também não tem olhos.

Lorena Sousar
Enviado por Lorena Sousar em 09/01/2009
Código do texto: T1375737