Coisas novas

COISAS NOVAS

Quem lê jornal deve andar cansado de ler as mesmas coisas, como corrupção, a partir do poder público, a incompetência institucionalizada, o FHC contando coisas que não fez, a exploração dos pedágios, as mazelas dos clubes de futebol, e a ineficácia do Judiciário. Isso, repetido nos doze meses de 2008 encheram o nosso saco. Vamos às coisas novas.

Israel e Palestina

Eu não vou dizer que os palestinos sejam todos terroristas, mas como albergam o pessoal do Hamas, correm o risco de uma generalização. O confronto de Israel com os palestinos é histórico. A Palestina é um grupo sem capacidade de se tornar uma nação, ainda. Inconformados com a vizinhança dos judeus. Os terroristas do Hamas, dia-após-dia lançam mísseis contra Israel. Ora, isso também enche o saco, sem falar na covardia dos “homens-bomba”. Uma parte da opinião pública mundial tenta demonizar Israel.

É como se você tivesse um vizinho que joga pedras todos os dias no seu quintal, ou que não controla seu cachorro. Isso tem um limite, e parece que o limite de Israel chegou ao limite. É lamentável que os ataques israelenses tenham matado criança e civis, assim como ocorreu com os mísseis palestinos contra as cidades judias. Eu acho que os ataques de Israel são um gesto de defesa. Contra a intolerância toda a diplomacia fracassa.

As mudanças na ortografia

Como eu já disse aqui, no Brasil sempre tem alguém ganhando dinheiro à custa dos trouxas, ou alguém “comendo” alguém. É uma evidência histórica. Tudo o que acontece é fruto de um planejamento para dar lucro. Dizem que a mudança da ortografia é imposição de Portugal. Ora, Portugal tem condições de impor alguma coisa a alguém? Eles dizem que a iniciativa partiu do Brasil. E agora?

O fato é que vamos ter que mudar livros escolares, dicionários, bíblias, documentos, sistemas de editores de texto e corretores dos computadores. Já imaginaram quanto vai custar tudo isto? Quem vai perder eu sei, mas ando pesquisando quem vai ganhar, pois é muita grana envolvida. Vão sofrer os alunos oprimidos pelos professores. Como escritor e cronista não me abalo. Mando os textos de qualquer jeito, como sempre fiz, para as editoras, os jornais e os blogs de Internet, e eles que se virem em fazer as correções para apresentar ao público um texto ortograficamente correto.

Mas que é uma aporrinhação, é. Ou não?

O secretariado de Jairo Jorge

Poucos depois da posse de Jairo Jorge na Prefeitura de Canoas/RS, já tem gente achando que ele começou mal. Os acordos políticos para honrar compromissos de campanha e assegurar a governabilidade tem acarretado o enterro das boas intenções. O fato é que muitas pessoas tem comentado comigo – opinião que eu desposo – que não concordam com as três secretarias dadas ao PDT, que até o primeiro turno era adversário direto, e agora “aderiu”. O ideário do PDT não afina com o do PT nem com os movimentos populares.

Mas não se assustem. Na semana que vem eu volto com as coisas velhas.

(filósofo e escritor)