causas e causas da violência
Em tempo algum nunca se falou tanto na violência como nos dias de hoje e nunca se falou tanto em suas causas e consequências, ainda que nada de efetivo tenha sido feito para controla-la. Geralmente quando se fala em causa se pensa em coisas como: problemas sociais, impunidade, falta de policiamento, falta de investimento em educação, mas para mim um elemento importante, talvez até mais importante que todos os outros citados é o consumismo que quase nunca é lembrado.
Se fizermos um esforço, não fica difícil perceber que por trás de cada assalto nas esquinas da vida provavelmente houve um desejo ardoso de se possuir um tênis de marca cara. Por trás de cada roubo de carro o desejo de dirigir um "possante" de último tipo e aí vai...
São anos e anos aprendendo que vale a pena passar por cima de tudo - educação familiar, educação escolar, ética, religião - para se conseguir o que se deseja. É isso ai.
Já foi dito muitas vezes que o ter é mais importante que ser na sociedade de hoje, então só podia dar nisso que está a nossa volta.
A lei de hoje e o que é apregoado aos quatro ventos é que se você dirige o melhor carro ou veste a roupa mais cara já está por cima da "carne seca" e pouco importa o que teve que fazer para chegar a essa condição. Não há uma novela de televisão que valorize quem trabalhe honestamente, principalmente se se tratar de alguem da classe baixa. Humildade e honestidade não passa de caretície nas malhações da vida.
Se o cara mora numa favela, ele tambem quer possuir porque é bombardeado pela mesmo tipo de informação que chega as outras classes e se o seu carater é ruim ele pensa em roubar e até em matar. Se não tem coragem para roubar ele se encharca de drogas (geralmente o crack) e tudo se esfarela como areia na beira do rio e as vezes esse rio é feito de sangue.
Para quem dúvida desse argumento eu lhe pergunto: como se explica alguem nascer pobre e passar uma vida inteira se dedicando a trabalhar duro a troco de um salário que muitas vezes mal dá para matar sua fome? ora certamente essa pessoa não ficou vulnerável ao consumismo, pois ele, ao contrário dos problemas sociais não afeta a todos de uma mesma comunidade da mesma maneira. E são os mais afetados que criam os maiores problemas em relação a violência. O que quero dizer é que o consumismo é tão importante ou mais que os problemas sociais na questão da violência mas nunca é lembrado como fator de discurssão.
É uma pena, mas pouca gente se interessa por isso. Quase não vejo propostas de se incluir um assunto assim na agenda da educação. Os politicos nem se quer cogitam em discutir um meio de conter os excessos da mídia. E assim nós vamos levando a vida, sempre pensando em ter cada vez mais para poder esquecer o que perdemos.