Dioniso: um deus no teatro
Na Grécia antiga eram cultuados muitos deuses. Eles tinham vontades e personalidades como as dos homens, e muitas das suas características eram ligadas aos elementos da natureza. Um deus especial era Dioniso (Dionísio), cultuado como deus do vinho, da fertilidade e do Teatro.
Não sabemos muito sobre a origem do teatro, mas muito do que já se especulou sobre o assunto levou a acreditar que os elementos que fazem parte da história da Arte Teatral começaram a aparecer nos festivais em honra ao deus Dioniso.
Algo parecido com as procissões relembrando a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, os antigos gregos também faziam em homenagem a Dioniso. Rituais e festas eram realizados contando sua história de dor e alegria, desde o nascimento conturbado, a destruição pelos titãs até o renascimento.
Seu culto, relacionado aos ciclos da natureza, era realizado na época da colheita da uva, para agradecer a abundância da vegetação. Abundantes também eram vinho, canto, dança e embriaguez. Faziam parte das homenagens frenéticas ao deus os participantes vestidos e mascarados de bode, ninfas e sátiros, relembrando quando Dioniso menino corria pelos bosques acompanhado das ninfas, arrastando seres fabulosos como sátiros, centauros e mênades, entre outros.
(...)
Leia o texto integral na coluna Célebres cenas da E-Zine Entre Palavras:
http://www.e-zine.entrepalavras.com.br/celebrescenas/index.html