PRA QUE SERVEM AS LEIS?
Leis são preceitos que regulam a sociedade. São elas que definem nossos direitos e deveres e definem como deve ser a conduta do cidadão, prezando pela moral e os bons costumes, garantindo assim a convivência harmoniosa entre os semelhantes.
Assim deve ter pensado a primeira personalidade que elaborou normas a fim de reger pessoas, escrevendo- as num pedaço de papel.
Mas nem sempre foi assim. As leis, nem sempre estiveram expostas, ou talvez nem existissem, pelo menos nos moldes atuais.
Vamos a uma rápida viagem pela história: na pedra lascada o homem era só instinto. A luta pelo alimento era exatamente igual à dos animais. Era a lei do mais forte; Avançamos até a pedra polida e encontramos o ensaio da razão, os primeiros flertes da vida social. O homem começava ali, a perceber o espaço do outro.
Um grande salto na linha do tempo e cá estamos dotados de raciocínio e sapiência. O tempo é magico e a natureza extremamente sábia!
Agora, alguns líderes históricos:
Moisés: dez mandamentos firmados numa pedra;
Jesus, o Cristo: a liderança perfeita, pautada somente no comportamento e na exemplificação;
Martin Luther King: idealizava e pregava o respeito ao próximo.
Mahatma Gandhi: não precisou de uma arma sequer para marcar o nome na história;
Madre Tereza: exemplificou o auxílio mútuo enquanto viveu.
O mundo teve, tem e sempre terá pessoas maravilhosas ao longo do tempo. Esses são apenas alguns exemplos que me vieram à mente.
Exceto Moisés, que necessitava de rigidez para comandar o povo de sua época, todos os outros grandes nomes citados, tiveram uma característica, sem a qual, lhes seria impossível exercer suas lideranças, movendo até hoje, milhares de pessoas: o respeito ao ser humano, independentemente de sua cor, crença, classe social, idade, sexo. Todos enxergavam mais que pessoas. Viam sim, seres iguais, na mesma condição, no mesmo barco, com as mesmas capacidades.
O progresso de um povo, não deve ser determinado por leis falhas, que muitas vezes enxergam uns mais que outros, tampouco por pessoas igualmente falhas, que pensam levar vantagem pelo bolso farto ou pela astúcia de furar uma fila, ou ainda por não pagar um produto mesmo tendo o dinheiro para fazê- lo.
Para que servem nossas leis? Para não serem cumpridas, responderão aqueles que julgam não haver remédio para o mundo.
Eu, no entanto, formulo a mesma pergunta de outra maneira:
Para que servem nossas leis, tão imperfeitas, se podemos perfeitamente viver a lei que imperava para Jesus, Ghandi, Madre Teresa e Luther King?
Respeito! Essa é a lei! Compreensão, entendimento e tolerância tornarão sem dúvida, o mundo melhor. Somos parte de um só universo!