AVALIAÇÃO: ENSINO APRENDIZAGEM
                                                                 
Desde o primeiro grau até a Universidade, avaliação vem sendo entendido como atribuir notas, graus ou conceitos e sabemos que o fracasso escolar, a evasão e a repetência estão relacionados com a utilização de modelos inadequados de avaliação. Segundo Celso Vasconselos O professor acaba usando a avaliação como forma de coesão em sala de aula ou então para ver se os alunos estão apto ou não.”  ( Revista Mundo Jovem, edição especial julho 2001. p.13).


A avaliação é fundamental no ensino/aprendizado porque constitui um meio eficaz para diagnosticar uma situação, verificando a aprendizagem de cada aluno ou grupos de alunos ponderando as habilidades, as competências e atitudes diversas. A avaliação do rendimento escolar é importante no trabalho do professor pois é onde ele analisa o progresso dos alunos bem como rever seu próprio método de ensino.
É através da avaliação que o professor verifica a situação em que se encontra os alunos, detectando em que nível de conhecimento e habilidades que eles se encontram, para isso o professor deve estabelecer momentos ideais para avaliar, sabendo que a finalidade principal é ajudar a dar oportunidade em seu trabalho, dando condições para superar os obstáculos e desenvolver auto-conhecimento e autonomia. Desta forma estará garantindo a eficácia do seu trabalho e a eficiência da aprendizagem.

Escolas estão querendo transformar crianças, igualizá-las, mas é fundamental assumir que existem diferenças entre elas, sobre as várias perspectivas, todas devem ser criticadas. As vezes por ser um aluno indisciplinado é considerado um mau aluno, mas pode ele ser muito inteligente. Para Lino Macedo “Avaliação é Criticar”,e nós estamos numa sociedade onde a crítica é ameaçadora. Muito se fala em construtivismo, e isso é na verdade formar cidadãos críticos, fazendo que ele vá em busca de alternativas, através de pesquisas e críticas. Infelizmente nossas escolas ainda é vista como algo negativo, como se o diálogo fosse um erro e não algo de melhoria.
Sabemos que o professor observa e está atento a todo momento para obter resultados satisfatórios, desempenhando o papel de um bom educador em frente a classe passando por intermediário entre o conhecimento acumulado o interesse e a necessidade da turma.
 
Avaliação requer formas coordenadas para assim ter informações no desempenho de um aluno, para isso existe as formas de avaliar. Avaliação diagnóstica e formativa. A diagnóstica tem como função orientar, explorar ou identificar características de um aprendente, ou seja, conhecimento já adquirido, é o momento do educador informar-se sobre o que o aluno já sabe sobre determinado assunto para partir daí, estruturar sua programação definida, para assim propor novos conceitos. Enquanto a avaliação formativa contribui na melhoria da aprendizagem ajudando-o a ter segurança, consolidando a confiança do aluno em si próprio, dando assistência, ponto de apoio para progredir etapas vencidas, dificuldades encontradas, criando condições para recuperação paralela e orientando o estudo contínuo e sistemático do aluno para ter avanços em direção dos objetivos propostos.
A função da avaliação é estar a serviço de uma pedagogia dinâmica contribuindo para o aluno assumir poder sobre ele mesmo, consciente que já é capaz e onde ele deve melhorar.
 
Em suma, avaliação é vista como elemento íntegro entre aprendizagem e o ensino, significa compromisso de pesquisa, de investigação, é um conjunto de ações que faz o aluno aprender da melhor forma, buscando sempre obter melhores informações sobre o que foi aprendido; reflexão contínua para o professor, sobre sua prática de ensinar; instrumento que possibilita o aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades, ação que acontece durante todo o processo de ensino.
 
Cabe portanto ao educador ter função de estabelecer progresso na aprendizagem dos alunos, refletir e analisar se os projetos propostos estão sendo contemplados ou não; para que os mesmos possam tornar sujeitos construtores do conhecimento e experientes em meio a sociedade.

Alta Floresta D'Oeste - RO

gonilda
Enviado por gonilda em 16/12/2008
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