Parlamento do Pica Pau - O Dia da Mãe
O Dia da Mãe
Caros Deputados,
Tendo em vista a adequada comemoração da data do dia da Mãe, está em discussão e proposta de ideias, a forma de assinalar tão importante efeméride. A primeira proposta chegou pelas mãos de um ilustre desconhecido, que achou por bem que se exclua do vocabulário futebolístico, e em geral, a expressão de mandar para a mãezinha sempre que achamos que o caso tem asneira!
Não sei de onde surgiu tal ideia mas o facto é que a expressão serve para todos os nossos desesperos e raivas, sem que a dita mãezinha o saiba, ou mesmo tenha culpa do acontecimento.
A outra proposta existente surgiu pelas mãos do Escrivão do Reino, que achou por bem elucidar o Parlamento da origem e significada da comemoração, e lançar uma proposta prémio para a melhor prenda do dia da mãe. Ficamos a aguardar as vossas sugestões.
O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.
Datas de Comemoração do Dia da Mãe
1º Domingo Maio: Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha, Suécia
2º Domingo Maio: Australia, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suiça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela
Origem: Wikipédia .
Carimbado e Assinado,
Quadrado da Hipotenusa
30/4/2008