Fotos dos SOBREVIVENTES na tragédia em Santa Catarina
Pisar na cabeça do Leão, depois que ele está abatido, só pra tirar a foto, é muito fácil, difícil é ter coragem de enfrentar o bicho vivo e lutar com ele pra matá-lo.
Assim é o caso da tragédia com as chuvas ocorridas no lindo estado de Santa Catarina, no vale do Itajaí. Muita chuva durante muito tempo. Muitas pessoas morando em local eternamente de risco, mesmo sem chuva já é de risco, pois moram em locais muito baixos e em encostas de morros que foram desmatados, pra dar lugar a plantios e construção de bairros inteiros.
Estão culpando a chuva em excesso, pela tragédia; culpam o rio Itajaí e pasmem, estão culpando até os morros, as montanhas, alegando que a culpa é deles. Mas a culpa é de quem? Do povo? A chuva sempre existiu, assim como o rio, os morros e o povo também.
O problema ou os culpados, são as autoridades, mais uma vez, que autorizaram a população a construir casas, bairros, e cidades em locais proibidos, ou em locais de risco. Agora se ouve das tais autoridades que toda a região é local de risco. Deveriam ter dito à população que a região era extremamente de risco, quando começou a colonização da região, ou será que naquela época não havia geógrafos, engenheiros, ambientalistas, geólogos?
A região é muito bonita, pois quando estive lá, me surpreendeu a geografia do local, com muitos morros, montanhas, a mata atlântica e lá embaixo o rio Itajaí cortando o vale. As cidades ao longo do rio também são lindas, Blumenau, Gaspar, Ilhota, todas construídas ás margens do rio. E diga-se que a Oktoberfest em Blumenau, a mais famosa do Brasil, teve origem com a enchente dos anos 80. E o que foi feito daquela época pra hoje, pra evitar as tais catástrofes? Eu não sei, porque não moro lá. Mas acredito que se tivessem feito algo, não teria morrido tanta gente. Porque catástrofe vai ter mais, daqui há alguns anos, vai ser a mesma história: chuva, moro, rio, gente, mortes.
Mas parabéns ao povo brasileiro, que mais uma vez solidarizou-se com a gente de Santa Catarina e mandou donativos, roupas, colchões, comidas, etc, de todos os estados estão chegando ajuda. Prova mais uma que enquanto as tais autoridades estão brigando pelo poder, o povo sempre está muito unido pela Nação, afinal somos todos irmãos, não importa de qual estado somos.
Solidarizamos aos irmãos de Santa Catarina, que perderam tudo, casa, roupas, animais, máquinas de trabalho, carros, e muitos perderam o que de mais valor há: a vida de seus entes queridos, mas a principal eles não perderam e não vão perder nunca: a dignidade e humildade.
Impressionou-me um pai com um filho que voltaram às escondidas pela mata, só pra salvar o cachorro. Perderam tudo, mas estavam preocupados com o cachorro, isto é amor ao próximo, mesmo que seja por um bicho. Outro caso me impressionou foi a família que perdeu tudo, estão no abrigo e a mãe estava preocupada com o bolo de aniversário da filha de 10 anos, perderam tudo, mas queria agradar a filha com o bolo, isto é amor ao próximo. Mas todos com suas lágrimas, que não se estancarão jamais, pela perda de familiares, disseram com muita segurança: vamos reconstruir tudo.
Onde está seu amor ao próximo? Você perdeu sua casa, suas roupas, sua família, seu trabalho, seu bairro, sua origens? Não? Sua casa continua em pé? Suas roupas estão sequinhas, tem muito alimento na despensa? Então ajude seu próximo. Se você não tem como ajudar o povo de Santa Catarina, ajude alguém do seu bairro, da sua comunidade, da sua igreja, ou ainda mais perto: da sua família.
Aos meus irmãos catarinenses, parabéns pelo esforço, pela humildade e pela forte convicção de reconstruir tudo de novo. Tenho plena certeza que na próxima oktoberfest em outubro de 2009, quando eu for lá novamente, tudo ai estará lindo como sempre foi.
Obrigado ao povo brasileiro.