Ensinantes do presente e novos modos de aprender e ensinar: a perspectiva psicopedagógica da autoria de pensamento.
Ensinantes do presente e novos modos de aprender e ensinar: a perspectiva psicopedagógica da autoria de pensamento.
Professor João Beauclair
Arte-educador, Psicopedagogo, Mestre em Educação, Doutorando em Intervenção Psicosocioeducativa pela Universidade de Vigo , Galícia, Espanha
Em Educação & Psicopedagogia, precisamos cada vez mais aprender e ensinar nos movimentos de autoria, nos propondo a refletir sobre os novos modos de aprender e de ensinar necessários ao nosso tempo, nos movimentado por campos de saberes distintos, num movimento interdisciplinar voltado à transdisciplinaridade, posicionando-nos como ensinantes eternos aprendentes, capazes de observar criticamente nossas próprias práticas e de saber que somos, todos, seres em processos de contínua evolução, seres do inacabamento, como nos ensinou Paulo Freire em toda a sua obra e ação.
Somos capazes de criar e recriar significações para os diferentes contextos de nossas vivências e o conceito de autoria de pensamento favorece nossas compreensões sobre as dimensões da originalidade do pensamento de cada um, pois será com a necessária movimentação pela autoria de pensamento que o sujeito humano ganhará sentido para o seu acionar diário, sempre um processo de que envolve regulação, auto-regulação, adaptação e evolução.
Nós, ensinantes do presente, devemos buscar caminhos interessantes, mesclando discussões e nos fundamentando nas questões da Educação e da Psicopedagogia, propondo a ressignificação de nossas ações educativas a partir do fomento ao desenvolvimento de processos de autoria de pensamento. Na perspectiva psicopedagógica que vivencio e defendo, caberá a cada um de nós, ensinantes do presente ocupados com as múltiplas relações entre o aprender, o ensinar e o saber, a construção de uma trajetória singular de estudos e pesquisas, que ampliem nossas potencialidades teóricas e práticas, fundamentando à vivência de novos percursos ao nosso saber-fazer. Tal trajetória, portanto, não pode ser individual apenas, mas sim vivida no coletivo, fazendo valer a origem etimológica da palavra comunicar, que significa construir juntos. Aqui reside uma questão bastante reflexiva: Compartilhamos de que modos o nosso caminhar? Nós colaboramos de que forma para o avanço de nossas instituições e das pessoas que com elas vivenciamos nossa cotidianidade educativa?
Se a Psicopedagogia surge num momento de transição paradigmática, onde novos desafios se constituem como inevitáveis à busca de soluções, será com o pleno desenvolvimento de suas proposições que poderemos construir novos modos de ensinar e aprender. Com o campo psicopedagógico acredito que poderemos avançar muito na ressignificação dos cotidianos institucionais focados em tal objetivo.
A principal proposição ao nosso pensar, que a Psicopedagogia faz emergir, reside numa compreensão nova sobre a própria aprendizagem, mas também está presente, principalmente, sobre um modo diferente de compreender nossos papéis como mediadores dos processos de construção do conhecimento.
A proposição de construção do par dialógico ensinantesaprendentes não se reduz a simplesmente mudar os significados das expressões professoraluno, ou educadoreducando, mas sim uma proposição de construir uma nova lógica aos viventes que interagem num mundo que, cada vez mais, estimula nossas configurações biológicas para o aprender.
De acordo com FERNANDÉZ (2001) autoria de pensamento “é o processo e o ato de produção de sentidos e de reconhecimento de si mesmo como protagonista ou participante de tal produção.” Deste modo, o que nos dará a alegria de sabermos estar em movimentos de autoria de pensamento é termos a consciência plena de que, em nossas ações cotidianas nos espaços e tempos das instituições focadas no aprender e no ensinar, somos sujeitos ensinantes aprendentes auxiliando uns aos outros na busca por ensinagens e aprendências realmente significativas .
Bibliografia:
BEAUCLAIR, João. Ensinar é acreditar. Coleção Ensinantes do Presente, volume I. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2008.
BEAUCLAIR, João. Educação & Psicopedagogia: aprender e ensinar nos movimentos de autoria. Pulso Editorial, São José dos Campos, São Paulo, 2007.
BEAUCLAIR, João. Incluir, um verbo/ação necessário à inclusão: pressupostos psicopedagógicos. Pulso Editorial, São José dos Campos, São Paulo, 2007.
BEAUCLAIR, João. Para entender psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2006. Segunda edição 2007.
BEAUCLAIR, João. Psicopedagogia: trabalhando competências, criando habilidades. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2004. Segunda edição 2007.
BEAUCLAIR, João. A criatividade necessária nos processos de mediação de grupos humanos: mobilidade e flexibilidade cognitivo-emocional. Disponível no site www.profjoaobeauclair.net
FERNANDÉZ, Alicia. O saber em jogo: a Psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre, Editora Artmed, 2001.
Artigo publicado originalmente no Jornal Aprendizagem, Informativo da Seção Brasília da ABPp Associação Brasileira de Psicopedagogia, Ano VII, número 23, março,abril e maio de 2008, ps. 3 e 4.