O ensino de Literatura

Para este semestre na Unisinos (2008/2), tive de ler "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, livro que, para mim, é uma grande desgraça. Mas a obra é elogiada pelos críticos, professores, tal e tal.

A desgraça tem mais de 500 páginas e faz parte da literatura contemporânea, ou seja, está no currículo do terceiro ano do Ensino Médio. Porém será que nossos adolescentes estão preparados para isso? A resposta é clara: óbvio que não.

O hábito da leitura deve ser cultivado já no Ensino Fundamental, com pequenas narrativas que despertem a curiosidade dos alunos. Quando no Ensino Médio, é mais provável que esses alunos sejam bons leitores.

No entanto, o que ocorre é que, no segundo grau, eles são expostos às aulas enfadonhas de literatura, com um currículo cheio de características históricas, nomes e datas. Sendo assim, a leitura - que é o essencial - fica para segundo plano. Os alunos acabam por recorrer aos resumos da Internet.

Não seria o caso de mudar o estilo das aulas de literatura na escola? Que tal a confecção de resenhas, seminários, teatros, interdisciplinariedade? São pontos a se pensar, pontos que facilitariam a digestão de Veredas, por exemplo.

Márnei Consul
Enviado por Márnei Consul em 06/12/2008
Reeditado em 08/03/2011
Código do texto: T1321317
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.