EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO VITAIS A SÁUDE DO CORAÇÃO E DA MENTE

Devido à mudança de atividades profissionais, deixei aos 22 anos as atividades físicas de lado.

Parei com exercícios físicos, não participei mais de jogos de futebol, futebol de salão, vôlei, natação e corrida de fundo. Pois enquanto estive no Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, eu praticava um pouco de cada um destes esportes e mesmo logo depois de pedir baixa, ainda continuei a praticar.

Porém o meu envolvimento direto em atividades políticas e sindicais acabou absorvendo todo o meu tempo, passei a condição de dirigente político em minha cidade natal, ocupei cargo executivo no Estado e acabei ocupando a cadeira de Deputado Federal a partir do ano 2000.Julgo importante afirmar que tudo que fiz em minha vida foi a partir de escolhas pessoais e toda culpa ou mérito foram de minha iniciativa pessoal.

Estas atividades são excelentes, no entanto, muito estressantes e nos obrigam a dedicar horas a fio, de dia, noite, feriados e são muitas reuniões e viagens freqüentes, ainda tentei desenvolver atividades em Brasília-DF e fazer caminhadas, em Campo Grande, Corumbá e Brasília, mas foi impossível conciliar e acabei aumentando a quantidade de líquidos e comidas, uma forma equivocada de superar as angústias e ansiedade do dia a dia.

O resultado foi chegar a mais de 107 quilos em 2004 e ter quase uma situação de enfarte, o que me levou ao médico cardiologista e ter que utilizar medicamentos de controle de pressão arterial e vários outros medicamentos fortes.

Cheguei a utilizar seis medicamentos fortes ao mesmo tempo, porém a partir de junho de 2008, tomei a decisão de voltar a praticar caminhada e disse a minha médica, que não iria mais me enganar com pequenas voltas na quadra, de forma lenta e só para descontrair, iria caminhar de verdade.

Assim fiz para valer a partir de julho de 2008, caminhando diariamente 12 quilômetros, saia de minha casa no bairro Santo Antonio e caminhava até o Detran na saída para Rochedo, após 15 dias de caminhada forte, decidi tentar correr, no inicio parecia que eu iria morrer ao correr 500 metros (trote), insisti e em mais quinze dias já corria 5.000 metros, fui ampliando aos poucos a distancia e atingi no final de agosto 12 mil metros, empolguei e decidi me inscrever na corrida do verde, uma mini-maratona de 10 quilômetros e prometi para mim mesmo que faria o tempo suficiente para receber uma das medalhas para quem completasse o percurso correndo 10 km em menos de 90 minutos. Consegui completar em 52 minutos a prova e fiquei muito feliz.

Afinal praticamente 30 anos após deixar as atividades físicas eu descobri que ainda tinha condições de correr e percebi que já tinha perdido desde julho de 2008 até setembro em torno de 15 quilos. Brinco hoje com os filhos e amigos dizendo que sinto falta da barriga. Os últimos exames que levei a minha cardiologista fizeram brilhar os olhos da médica que acabou me indicando até para uma entrevista na TV globo, principalmente depois que mostrei a ela a medalha que tinha recebido na Corrida do Verde patrocinada pela Universidade Anhangüera/Uniderp. Deixei de consumir 5 medicamentos, melhorei minha resistência, meu humor, gasto menos com remédios e só utilizo o medicamento de pressão básico.

Realmente a atividade física é muito boa para a nossa saúde física e até psicológica, constatei isso na prática, porém não podemos desenvolver atividades físicas sem consulta ao médico, ao cardiologista.

Tenho aconselhado os meus amigos da Associação e pessoas de minha faixa etária a desenvolver alguma atividade física, realmente é muito bom tendo os cuidados básicos, para não sair correndo por ai sem consulta ao médico e orientações básicas, além de algumas leituras sobre o assunto e conversa com amigos que já praticam caminhada, corrida, futebol, natação ou freqüentam academias e mesmo os praticantes de lutas afro-brasileiras e de origem oriental como Karatê, Judô e outras atividades.

O importante é preservar a saúde física e mental, viver com dignidade e qualidade de vida, abrir um espaço em nossa vida para isso.

Já estou inscrito para uma corrida em São Paulo, tentando viabilizar a minha viagem para esta competição e ainda pretendo correr o 28º GP de Campo Grande-MS dia 14 de dezembro se tudo estiver bem. Pratique esporte! Tenha saúde e alegria de viver.

Foi gratificante observar a alegria profissional de minha cardiologista, feliz com a resultado do seu trabalho e os resultados positivos para o seu paciente, no caso: Eu mesmo!

MANOEL VITÓRIO

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 30/11/2008
Reeditado em 30/11/2008
Código do texto: T1311171