SOCORRAM AOS BANQUEIROS! DANE-SE O POVO...

O Escândalo da mandioca, quem se lembra? O escândalo do Banco Marka, o “desaparecimento” do Banco Financial de MS após vários escândalos e denuncias que foram em vão, os depósitos do mensalão no Bradesco e Banco Rural, o socorro do governo federal aos bancos em dificuldades: O PROER, idealizado e colocado em prática a toque de caixa para salvar bancos e banqueiros em apuros e agora as medidas do Governo “popular” de Lula e, inclusive, a adoção e implementação de Medidas Provisórias para repasses e socorros do Banco Central do Brasil às diversas instituições bancárias privadas.

Considero importantes as ações do governo no sentido de manter o equilíbrio das contas públicas e ações no sentido de ajudar as instituições e empresas a manterem a saúde financeira e continuarem a manterem e gerarem novos empregos, no entanto, nem bem se uniram dois grandes bancos do país: Unibanco e Itaú, já ficamos sabendo que muitas Agencias serão fechadas e funcionários demitidos, ai realmente não dá para entender a colaboração e ajuda do Governo a estas instituições cada vez mais ricas e o povo cada vez endividado e pobre. Tanto é que os auxílios de Programas Sociais estão aumentando extraordinariamente

Enquanto se materializam as ajudas e repasses de grande monta, de bilhões e bilhões de reais aos bancos, as dificuldades do cidadão comum aumentam a cada dia, uma contradição com os discursos efusivos do Governo Lula. O Presidente acaba fazendo abstrações absurdas em suas colocações públicas e grande parte do público, é óbvio tem o dever de aplaudir, até pela cultura histórica de dizer amém aos poderosos para não perder os “benefícios” recebidos da “bondade” governamental.

As empresas e bancos amigos, também colocarão seus especialistas em mídia e comunicação social a justificar as medidas, reconhecer os méritos do governo, como se estes comentaristas “de aluguel” fossem observadores independentes e livres de fato.

Por outro lado, observamos um numera cada vez maior de inadimplentes na população, milhões de nomes “sujos” nos SPCs da vida, centenas de milhares de novos nomes no Serasa e a perda de crédito e até exaustão das margens de empréstimo de aposentados, pensionistas e assalariados que já venderam até a dívida a terceiros e agora buscam os agiotas e compra alimentos a prestação com cheque pré-datado.

O drama e ranger de dentes do povo brasileiro, beira ao purgatório e inferno de Dante, uma vez que centenas de idosos e mesmo jovens acabam em depressão e até contraindo enfermidades cardio-respirát´rias em conseqüência da pressão das empresas cobradoras radicais e especializadas em infernizar o povo na ruas, no telefone, na casa, na fazenda e até no quintal...

As contas de Luz, água, IPTU, IPVA, parquímetros, flanelinhas, imposto de Renda, IOF e dezenas de taxas e impostos embutidos em tudo, completa a desgraça financeira de nosso sofrido povo.

Ai, infelizmente não vemos a mesma agilidade do governo e nem a criação de um Pró-Povo ou medidas provisórias ágeis para permitir que a saúde financeira dos trabalhadores, dos aposentados, das pensionistas e daqueles que perderam o emprego sejam resgatadas e socorridas como estão sendo socorridos os Bancos e banqueiros do Brasil. Que hoje se dão ao luxo de unirem suas riquezas, seus bilhões e ainda comprarem novos banquinhos para alegria do Presidente do Banco Central.

Até quando sobreviveremos a essa “igualdade” de oportunidades no Brazil! Ou no Brasil!?

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 28/11/2008
Código do texto: T1307625