Projeto de Estágio do Curso de Pedagogia
1. APRESENTAÇÃO
Todo curso de Licenciatura tem por princípios a formação de professores para atuarem na rede de ensino pública ou privada em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
E, como todos sabemos, dentro da formação dos futuros professores, em todos os cursos de Licenciatura, exige-se que cada aluno cumpra uma longa carga horária em Estágios Supervisionados, geralmente, nas Unidades Escolares próximas ao local onde o mesmo cursa sua faculdade.
Diante disso, apresentamos o presente documento que se trada do Projeto de Estágio para os alunos das turmas do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade de Educação a Distância - EaD, do campus de Palmas, capital do Estado do Tocantins, da Universidade Estadual do Araguaia – UEA.
Esse Projeto de Estágio segue os critérios da Instrução Normativa nº 004, de 31 de agosto de 2007, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, que trata da disponibilização das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino para a realização de estágios dos Cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior – IES que atuam no Estado do Tocantins.
O Estágio proposto pelo presente Projeto terá a duração de 1 (um) ano, correspondendo ao ano letivo de 2009, indo do início das aulas, em janeiro, até o término das mesmas, em dezembro.
2. OBJETIVOS
Esse Projeto de Estágio busca pleitear vagas para que nossos alunos das turmas do Curso de Pedagogia, modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Estadual do Araguaia (UEA) possam cumprir Estágio Supervisionado em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino ligadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Palmas.
3. DIAGNÓSTICO
Em todas as Escolas da Rede Pública Estadual o planejamento é tido como base para todos os procedimentos administrativos e pedagógicos. Dessa maneira, o planejamento é realizado continuamente com o objetivo prever a organização do trabalho a ser desenvolvido de forma integrada e participativa, tendo em vista a elaboração, execução e avaliação do Projeto Pedagógico-curricular.
O Planejamento é um processo contínua. Já o Plano de Aula e o Projeto Pedagógico-curricular são documentos norteadores das ações pedagógicas da Escola. A realização do Planejamento é feito através do Diagnóstico da Unidade Escolar. O Diagnóstico consiste no levantamento de dados e informações sobre a realizadade da Escola. Assim, a realização completa desse Projeto de Estágio contará primeiramente com a realização do Diagnóstico da realidade escolar e a disponibilidade das Escolas pretendidas pelos alunos. Durante o Diagnóstico da Escola, os alunos estagiários do curso de Pedagogia serão acompanhados de um Professor-Orientador vinculado à UEA, de acordo com o Projeto de Estágio.
Após isso, com a realização do Diagnóstico da Escola, as atividades de cada estagiário serão desenvolvidas de acordo com as informações contidas no “Plano de Ação” que está descrito no “Tópico 9” desse Projeto. Relembramos que o Plano de Ação desse Projeto de Estágio é apenas um norte para cada aluno, pois cada estagiário poderá fazer pequenas alterações, contando com o apoio da equipe pedagógica da Escola, utilizando a realidade local para melhorá-lo ainda mais.
4. METODOLOGIA
Cada aluno será acompanhado individualmente por Professor-Orientador do curso de Pedagogia da UEA, que é o profissional responsável pelo Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura. Ao se apresentar à Unidade Escolar, cada estagiário levará consigo uma cópia do “Formulário” e do “Termo de Compromisso”, conforme previsto na Instrução Normativa nº 004/ 2007.
Esperamos que no momento da apresentação do estagiário, a Escola repasse suas normas administrativas e pedagógicas, que deverão ser cumpridas rigorosamente, de acordo com os princípios da ética e do profissionalismo.
Sabemos que cada estagiário deverá contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas programadas pelo professor, sem comprometer o andamento das atividades das unidades escolares. Todos os conteúdos programáticos desenvolvidos pelos estagiários estarão em compatibilidade com a seqüência da programação do professor titular da disciplina.
O estagiário será instruído pelo Professor-Orientador para repassar continuamente informações de todas as atividades desenvolvidas ao Diretor da Escola e ao Coordenador Pedagógico. Ainda assim, relembramos que cada atividade desenvolvida na Escola ficará sob a exclusiva responsabilidade do estagiário.
Caso haja qualquer divergência, como por exemplo, caso haja discordância entre o "Plano de Ação" do estagiário com o "Projeto Político Pedagógico" da Escola, a Direção ou Coordenação deverá notificar o Professor-Orientador para que proceda às adequações necessárias.
5. NÚMERO DE ESTAGIÁRIOS
Em anexo ao presente Projeto de Estágio segue a lista dos alunos que compõem as turmas do curso de Pedagogia, modalidade de Educação a Distância da UEA, que irão estagiar nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Palmas.
6. FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTAGIÁRIO
A seguir, no último tópico apresentamos os modelos do “Formulário de freqüência e do registro” de atividades dos alunos estagiários;
7. CARGA HORÁRIA DO ESTAGIÁRIO
A carga horária para cada aluno estagiário será de 80 (oitenta) horas para cada semetre. Sendo que cada aluno deverá completar 04 (quatro) semestres de estágio, o que corresponderá ao total de 320 (trezentas e vinte) horas. Destacamos que a carga horária referente a este Projeto de Estágio será o equivalente a 160 (cento e sessenta) horas, somando-se os dois semestres de validade do presente Projeto.
No próximo ano, ao final de 2009, um novo Projeto será enviado para que os alunos estagiários possam completar posteriormente o número de horas mínimas exigidas para a conclusão do Estágio Supervisionado, e consequentemente do curso de Licenciatura em Pedagogia.
8. DISCIPLINAS E TURNOS PRETENDIDOS
A disciplina será Lingua Portuguesa e Inglês, no caso daqueles alunos que optarem pelo Ensino Médio, e Português, Religião e Artes, para os estagiários que optarem por turmas do Ensino Fundamental. Esperamos que os três turnos, matutino, vespertino e noturno, sejam alcançados pelos nossos alunos estagiários.
9. PLANO DE AÇÃO:
Esse Plano de Ação é um norte para que cada aluno possa se orientar pedagogicamente em seu estágio.
No dia-a-dia da sala de aula, os alunos serão analisados durante todo o "Plano de Ação", através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão verificados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.
Logo a seguir apresentamos os Direitos e Deveres das partes envolvidas nesse Projeto de Estágio Superviosionado.
Cabe a escola-campo, durante o período de estágio docente, permitir o uso dos espaços disponíveis na escola, como salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditórios entre outros, pelo estagiário em Pedagogia como melhor convier a este, bem como o uso de recursos audiovisuais que porventura a escola disponha. Por outro lado, fica reservado à Direção/Supervisão da escola tomar as devidas providências com o aluno estagiário que não cumprir com as normas da escola, ausentar-se durante o estágio ou mostrar falta de comprometimento e responsabilidade com a(s) turma(s) em que estagia ou com o professor titular de Pedagogia da mesma. Ocorrendo as últimas atitudes citadas, a professora supervisora da Universidade Estadual do Araguaia (UEA) deve ser informada.
Com o consentimento das escolas, torna-se responsabilidade do aluno estagiário, durante seu período de estágio, comprometer-se com suas atividades docentes tanto na turma em que estagia, quanto com o professor responsável da escola e com a direção da mesma, cumprir com as normas escolares, cuidar e zelar pelos locais e recursos didáticos disponibilizados pela escola e avisar qualquer ausência inesperada antecipadamente. É direito do aluno estagiário usufruir toda estrutura que a escola possa proporcionar, bem como relatar à direção qualquer problema interno que venha a ter na(s) turma(s) de estágio em relação ao não cumprimento por parte dos alunos das normas da escola. Também cabe ao estagiário, informar a direção e supervisão escolar de qualquer projeto ou oficina que venha a oferecer e desenvolver no espaço escolar.
Ao professor de Pedagogia da turma de estágio cabe, apenas, a orientação ao estagiário de quais conteúdos devem ser desenvolvidos durante o período que o mesmo assumirá sua turma, qual a participação deste trabalho de estágio na avaliação trimestral da turma, bem como acompanhar suas atividades.
À professora supervisora da UEA cabe o acompanhamento e a supervisão do desenvolvimento do estágio docente na presente escola, através de encontros semanais com o estagiário bem como uma visita à escola e à(s) turma(s), durante o período de estágio, para a realização de observações do trabalho do aluno. Destaco que todo trabalho de planejamento do estágio cabe à professora da UEA e ao aluno estagiário, não acarretando maior envolvimento do professor titular da turma nessa atividade, nem trabalho extra para este.
Por fim, acrescento que a participação dos estagiários no dia-a-dia escolar não traz nenhum ônus financeiro para a Escola que o recebe.
10. CRONOGRAMA
O Projeto de Estágio Supervisionado contará com o seguinte cronograma:
------------------------ Cronograma do Projeto -------------------
Ações ------------------ 2009 -------------------------------
---------------- J -- F -- M- A-- M -- J -- J-- A --S --O --N -- D --
Diagnóstico ----X ---X---X---------------------------------------
Plano de Ação----------- X --X --X -- X --X --X -- X --X --X-- X --
Avaliação --------X –X -- X-- X --X -- X --X --X -- X --X --X-- X --
11. ANEXOS
Aqui se encontra o “Formulário” de encaminhamento do estagiário, contendo dados pessoais, curso e período. Além disso, há também o modelo do “Termo de Compromisso” que cada estagiário deverá apresentar na Escola que o estiver recebendo para cumprir o estágio supervisionado, conforme prevê a Instrução Normativa nº 004/ 2007.
Há também a lista de alunos estagiários que farão parte de Projeto de Estágio Supervisionado.
12. BIBLIOGRAFIA
BRASIL. MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília, 1999.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Pesquisa. IBOPE. Estatística do Ensino no Brasil. Julho. 2000. Disponível em: http://www.ibope.com.br
HAETINGER, DANIELA. Fatores relevantes à formação e manutenção de comunidades virtuais facilitadoras da aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS. Volume 3, Número 1, 11pág. Maio, 2005.
Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3ª edição. Brasília: A Secretaria, 2001. 126p.
OLIVEIRA, MARCOS MARQUES DE. As Origens da Educação no Brasil Da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 945-958, out./dez. 2004.
PIMENTEL, M.G. O professor em construção. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003. 95p.
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1112201
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2008. Ética. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2008. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb
13. AGRADECIMENTOS
Esse Projeto de Estágio Supervisionado se inspira no trabalho da Biológa e ambientalista, Renata de Kássia Acacio Ogawa, tutora do curso de Licenciatura em Biologia, modalidade de Educação a Distância do Campus da UFT em Gurupi.
A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.
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Gurupi – TO, Novembro de 2008.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior