TRAGÉDIA NO MEU ESTADO E A SOLIDARIEDADE BRASILEIRA

OI pessoal, estou sem tempo para escrever aqui mas não posso deixar de dizer que não existe povo mais solidário que o brasileiro, quando a gente vive fora do brasil é que percebe isso, sinto orgulho de ser brasileira quando vejo como é solidário nosso povo, apesar da tristeza com a tragédia no meu estado de Santa Catarina, como está nessa reportagem que copiei da veja on line:

Brasil

Santa Catarina

Número de mortos na tragédia chega a 84

25 de novembro de 2008

A Defesa Civil de Santa Catarina estima que as chuvas deixaram mais de cem mortos no estado. Até as 23h desta terça-feira, foram contabilizadas 84 mortes e 36 desaparecidos. Ainda: 54.039 tiveram que deixar suas casas e mais de 1,5 milhão foram afetados pelo mau tempo. Serviços básicos como distribuição de gás, água e eletricidade foram suspensos em parte do estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta quarta-feira uma medida provisória (MP) liberando recursos para ajudar estados afetados por enchentes. Segundo fontes do Palácio do Planalto, a estimativa é de que, no total, sejam liberados 700 milhões de reais.

Oito municípios estão isolados (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo) devido a quedas de barreiras nas estradas. Quatro rodovias federais (BR-101, BR-470, BR-282 e BR-376) têm trechos interditados devido a alagamentos ou deslizamentos na região. Outras oito rodovias estaduais (SC-401, SC-431, SC-408, SC-302, SC-474, SC-413, SC-416, SC-466) também apresentam pontos bloqueados.

A maior parte dos óbitos registrados no estado ocorreu em Blumenau (20), Gaspar (17), Ilhota (15) e Jaraguá do Sul (12). Também houve vítimas fatais em Luiz Alves (4), Rodeio (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2), Itajaí (2), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Brusque (1), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1). Sete municípios decretaram situação de emergência; seis, estado de calamidade pública.

Cidades mais atingidas pelas chuvas em SC

Tempo - As chuvas diminuíram em quase todo o estado na madrugada desta terça-feira. Mas na faixa leste da Santa Catarina, onde foram registradas os maiores danos, as precipitações continuaram, embora em volume bem menor. A previsão para os próximos dias é de nebulosidade e condições de chuva no setor leste do Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O sol só deve aparecer a partir de quarta-feira, segundo a Epagri/Ciram.

Doações - A Defesa Civil de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira do Ministério da Saúde mais de 15.000 medicamentos e insumos estratégicos para ajudar os afetados pelas enchentes. O auxílio, que inclui 100 kits com ataduras, seringas, esparadrapos e 34 tipos de remédios, deverá ser suficiente para atender 50.000 pessoas durante 90 dias. O órgão também afirmou que as doações de água potável são prioritárias, sobretudo no município de Itajaí. Ao total, 55.000 litros já foram distribuídos desde domingo.

As regiões afetadas também deverão receber nesta terça cestas básicas doadas por outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Defesa Civil orientou para que as doações de alimentos e roupas feitas pela população sejam de forma "consciente". Entre as recomendações, o órgão lembra que os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e que os colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização.

Doações em dinheiro podem ser feitas através de depósito em duas contas abertas na segunda-feira pela Defesa Civil. Os valores poderão ser depositados no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta corrente 80.000-7; ou no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), agência 068-0, conta corrente 80.000-0, para crédito do Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.

Paola Bittencourt
Enviado por Paola Bittencourt em 26/11/2008
Código do texto: T1304165