Aguenta firme, pois o tempo está próximo
“ Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Ap 1.3
O texto inicia ressaltando a importância de lê e/ou ouvir a palavra de Deus e guarda-la no coração. Por meio das palavras do apóstolo João aprendendo uma estreita relação entre guardar as palavras de Deus e está pronto para o tempo de Deus tempo esse que difere do nosso em alguns aspectos:
1. Natureza: o tempo de Deus é Kairós tempo que não se mede, é o tempo eterno. Ao contrário, o nosso é Kronos, tempo medido. Assim, o tempo de Deus é eterno e o nosso determinado e finito. A ação de Deus na dimensão do seu tempo não se submete ao transcurso do Kronos para Ele não há segundos, minutos e horas, nem dias, semanas, meses e anos.
2. Extensão: o tempo de Deus dura o tempo da eternidade. O nosso dura o tempo do relógio e do calendário.
3. Lógica: no nosso Kronos uma dia nunca será trinta dias, todavia, no Kairós, um dia é como mil anos e mil anos como um dia.
A afirmação “...o tempo está próximo.” Nesse texto denota uma alerta para que todos estejam atentos e prontos, porque a qualquer momento Jesus estará voltando para resgatar sua Igreja. Mas do alertar, a afirmação ganha um sentido existencial e histórico para os crentes daquela época que eram perseguidos e condenados a morte por reconhecerem somente Jesus como Senhor. Para eles, saber que o tempo de Jesus retornar está próximo representava o fim do sofrimento e início de uma nova história marcada pela harmonia e pela paz. Ela também traz a luz algumas questões importantíssimas relacionadas ao tempo de Deus na dimensão do nosso tempo.
Temos dificuldade em lidar com tempo de Deus, pois, vivemos no tempo do “fest food”, do “tempo é dinheiro” e da comida instantânea. Assim, vivemos no tempo do “aqui agora” e do “imediatismo” o qual trouxe graves conseqüências para nossas vidas:
SARA – GN 16.1-5
“1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar.
2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
3 Assim Sarai mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã.
4 E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.”
1. Conflito com Deus
2. Ansiedade
3. Dificuldade com a espera
4. Frustrações
5. Conflito com pessoas a sua volta
Precisamos aceitar que Deus sabe o que melhor para cada um de nós por isso há seu tempo realiza suas promessas em nossas vidas. Se você tem promessas de Deus não desista meu irmão, agüenta firme porque Deus vai realizar. Basta observarmos a história de homens e mulheres de Deus relatadas pela Bíblia. Por isso, o apóstolo João, nos chama atenção quanto ao lê e ouvir a palavra de Deus e guardá-la porquanto ela nos alimentará a fé e manterá acesa a chama da esperança em nossos corações quando um dia de Deus se torna em mil anos.
Dentre muitas histórias do cumprimento das promessas de Deus que passaram pelo crivo do tempo de Deus, as que iremos relatar, trazem lições para as nossas vidas e de forma altissonante nos diz “o tempo está próximo”.
1. Noé: em hb nõah significa descansar. Foi o ultimo patriarca antediluviano. Em Gn 6.18 Deus estabelece uma aliança com Noé e em Gn 7.6,7, entre 40-60 anos depois, a aliança se concretiza.
• É preciso fazer a vontade de Deus
• Não importa o tempo Deus realiza o que prometera
• A certeza da promessa contribui para a espera
• Pessoas te ajudam a receber a promessa
2. Abraão: o nome tem origem em duas palavras hb aba (pai) e rão (fé). Em Gn 12 Abraão recebe o chamado de Deus e concomitante Deus o faz uma promessa. Ele seria pai de uma grande nação tendo Abraão 75 anos de idade e Sara 65 anos de idade. Após 25 anos Deus cumpre sua promessa e 14 anos depois Ele pede Izaque como sacrifício.
• Determinação na espera pela promessa
• Tudo pertence a Deus
• Deus reafirma suas promessas
• Enquanto esperamos adoramos ao Senhor
3. Jacó: um dos filhos de Izaque com Rebeca. Trabalhou 14 anos para se casar com sua amada Raquel. Esperou 20 anos para restabelecer o relacionamento com Esaú seu irmão e mais 20 anos, para reencontrar seu filho amado, José.
• Deus faz o que eu não posso fazer
4. José do Egito: não era o primogênito de Jacó, mas era o primeiro de sua amada Raquel. Era um jovem que tinha sonhos os quais irritavam seus irmãos que movidos pela inveja planejaram mata-lo. E assim, inicia-se a trajetória do jovem José: Da casa do pai para cisterna; Da cisterna para o mercado de escravo; Do mercado de escravo ao serviço na casa de Potifar; De escravo livre a escravo preso; De prisioneiro a governador.
• Não escolho a forma de Deus realizar suas promessas
• Estamos sempre sob a providência de divina
• Deus nos dar condições e meios
• Deus é fiel