O JOGO DE XADREZ E A INTERNET
O JOGO DE XADREZ E A INTERNET
William Pereira da Silva
A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive através de academias privadas , raramente há um colégio não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de feito e não de direito “, afirmou o representante UNESCO frente ao senado em 1995, “é preciso dar um caráter formal e legal a pratica do xadrez nos centros de ensino “.
A chegada da internet aos colégios tem sido uma verdadeira revolução , ao colocar ao alcance dos docentes novas possibilidades e métodos de ensino. Também para o Xadrez este meio tem sido uma enorme via de expansão , permitindo que os adeptos de diferentes lugares do mundo joguem entre si. Era inevitável que ambas as coisas acontecessem: como exemplo desde 1999 é disputado na ESPANHA torneio interescolares de Xadrez pela internet, que se englobam dentro do programa EDUCARED, criado precisamente para facilitar o uso educativo da internet nas escolas.
No Brasil ocorrem todos os dias vários torneios pela internet que poderiam ser utilizados pelos alunos de nossas escolas copiando o exemplo na Espanha. Todas as ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ que possuem Laboratórios de informática desenvolveriam o jogo do xadrez e realizaríamos torneios entre elas como forma pioneira de implantar o xadrez nas escolas publicas reforçando o projeto de xadrez já existente.
É IMPRESCINDIVEL QUE O PROINFO AUTORIZE A UTILIZACAO DOS LABORATÓRIOS LIBERANDO O JOGO DE XADREZ ON LINE E A INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS DE XADREZ NOS COMPUTADORES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DESSAS ATIVIDADES
O xadrez justifica-se nas escolas e nos LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA porque esta demonstrada que o xadrez:
§ É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
§ Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
§ Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
§ Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
§ Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
§ Proporciona prazer em seu estudo e prática.
§ Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais
Podemos ainda ressaltar os:
Objetivos gerais do Xadrez
· Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita aprecia-lo como elemento gerador de cultura
· Desenvolver no estudante sua capacidade sua atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação
· Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
· Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadristica e a vida cotidiana, individual e social
· Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio
· Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado a resolução de problemas propiciara ao aluno oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de soluções da vida diária
· Contribuir para a elevação da auto-estima
· Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina
· Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadristica e sua habilidade de argumentação
· Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, elaboramos o projeto XADREZ NOS LABORATÓRIOS DE INFORMATICAS- NTE 03 -, para ser implantado nas escolas estaduais de Mossoró e quem sabe no futuro em todo estado.
Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.
“Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso”.
Autor não lembrado.