Para Jairo Jorge ler numa hora dessas

Terminado o pleito, como seu eleitor, eu gostaria de enfatizar um fato histórico: Canoas sempre foi governada pelas elites. É a primeira vez que alguém de um partido popular sobe ao poder. Seus adversários, derrotados na eleição, vão ter voltar a trabalhar. Isto é muito salutar!

A voz do povo acha que sua primeira medida deve apontar para uma rigorosa auditoria das contas da Prefeitura, no que concerne a contratações, licitações, faturamentos, etc., coisas, aliás, que você já está devidamente informado. Recomendo um órgão externo, pois a Câmara que deveria fiscalizar, nunca fez nada.

Como é minha área, cito a cultura da cidade que deixa muito a desejar. As únicas iniciativas dignas de louvor são aquelas levadas a efeito pela Fundação Cultural, que esbarra em falta de espaço e de recursos financeiros. A cultura de Canoas sempre foi controlada por burocratas ungidos pela política. Isto tem que terminar. O gestor da cultura tem que ser um “profissional” da área, isento de política. Esperamos o teatro que Ronchetti há oito anos nos prometeu.

Igualmente a saúde, embora a propaganda do governo anterior, pode e deve avançar, seja nos postos, na otimização do PSC e na distribuição de remédios aos pobres, aos transplantados e doentes crônicos.

Um dos grandes escândalos da municipalidade, coisa de vinte anos, é a falta de uma licitação para o transporte, seja ele local ou intermunicipal. O que se vê são empresas (leia-se Vicasa e Sogal) transportando passageiros sem uma licitação que traga luzes de eficácia e transparência ao setor. É uma das providências que se impõem com urgência.

Em termos de obras também há muito que fazer. Como você sabe, Canoas é a “capital mundial do puxadinho”. Se a gente andar pela cidade, verá obras de construção de residências, puxadinhos, “up-grades”, prédios de até três pisos tudo sem placa do responsável técnico. Já perguntei em várias dessas obras, nos arredores da minha casa, pela fiscalização da Prefeitura e do CREA, e fui informado que ninguém sabe, ninguém viu. Se um dia uma baiúca dessas desaba (já que a maioria é construída pelo primo da cunhada da lavadeira) a culpa será do Município.

Outra deficiência nesta área refere-se às calçadas. Eu já escrevi aqui: Canos têm as piores calçadas do planeta, culpa da Prefeitura que não fiscaliza nada. São verdadeiras armadilhas!

Outra vergonha é a iluminação da cidade, Para se obter uma troca de lâmpada é uma choradeira danada. A iluminação da BR-116, criada por Dick, por ser obra de “outro” nunca teve manutenção, Hoje temos uma BR totalmente às escuras.

Umazquestão que se impõe: eu tenho medo de sua coalização eleitoral com o PP. Nunca é demais lembrar que o PP é filho do PDS e neto da ARENA, filha mimada da ditadura. Cuidado com essa parceria! Essa gente traz o germe do golpismo em suas ações!

Ao parabenizá-lo, torço para que suas palavras, em um discurso de campanha sirvam de sinuelo para seu trabalho e para nossa fiscalização da ética:

“Quero Canoas no noticiário por suas virtudes. Hoje só se vê pelos

escândalos e pela indecência. Vamos enfrentar a corrupção

daqueles cuja ganância não tem limite. Estão ‘roubando’ a

esperança e o futuro desta cidade”

(Jornal Zero Hora 24/10/08. p. 12).

Filósofo. Ex-professor de Formação Social e Política.