GESTÃO EDUCACIONAL - EJA
A EJA já estava a cargo do estado desde a 2ª Guerra Mundial. Como extensão formal para todos principalmente aos menos privilegiados que habitavam as zonas urbanas e rurais, onde foi alvo de muitas discussões em conferencias internacionais. Na 1ª Conferencia ficou concebida como uma espécie de Educação Moral como finalidade ao resgate dos direitos humanos e para a construção da paz duradoura.
Na 2ª ficou concebida como uma educação de base ou humanística.
Na 3ª reintroduziu os analfabetos jovens e adultos, nesses temas formais de educação. Na 4ª caracterizou-se pela pluralidade de conceitos, surgindo o conceito de Educação de adultos, e na ultima estendeu-se a alfabetização de jovens e adultos como a primeira etapa da educação básica.
Nos anos 40, segundo Freire (Gadotti, 1979, p.72), a educação de adultos era estendida como uma extensão da escola formal, nos anos 50 como educação de base e no final dos anos 50 formou-se duas tendências: educação formal e libertadora originando a lei 4.024/61 desenvolvendo o sistema Mobral ate a década de 70 propondo princípios opostos ao de Paulo Freire.
O Mobral foi o ultimo projeto pedagógico realizado em nível federal.
Em 1985 com o fim do Mobral foi criada a fundação Educar que vigorou ate 1990 e em 1996 foi criada a alfabetização solidária, em tempos neoliberais e criada uma versão nova LDB nº. 5692/72 conhecida como lei de 1ª e 2ª grau do governo militar, estimulando a criação de propostas alternativas àquelas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria.
Com a abertura política, a sociedade voltou a organiza-se. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 dedicou ao EJA toda uma seção.
O Governo Federal lavrou em 1997 a Alfabetização Solidária – hoje uma ONG atuante em 2010 municípios – e em 2001 o projeto Recomeço (este rebatizado de Fazenda Escola, que distribui recursos para aquisição de material e pagamento de professores do EJA para municípios com baixo índice de Desenvolvimento Humano).
Foram as Diretrizes Curriculares nacionais de 2000 que definiram os objetivos do EJA: restaurar o direito à educação negado aos Jovens e Adultos, ofereceu a eles, igualdades de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.
REFERENCIAS
Educação de jovens e adultos - Alfabetização. Guia de Formação. Ed. 2, Rio de Janeiro, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação; LDB trajetória, limites e perspectivas. 6ª edição. Campinas. Autores associados, 2000.
LDB – Darcy Ribeiro; Lei nº. 9394/96. 2004