O Dia Seguinte: CONGRESSO DE PROFESSORES?

Parece que há professores que estão mobilizados para mais uma manifestação no dia 15, ou seja, neste fim-de semana. Mais do mesmo?? Não me parece nada boa ideia! Já mostrámos o que tínhamos a mostrar. Há já algum tempo que falo em fazer-se um CONGRESSO DE PROFESSORES. Transmiti esta sugestão ao colega Doutor Paulo Guinote (doutor sim, e com todas as letras, já que ele é doutorado) do blogue A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO e ele publicou-a no dito blogue, a sugestão foi bem aceite, mas nada se fez. Também, convenhamos, fazer um congresso não é fácil, mas é perfeitamente exequível! Posteriormente, num comentário a um "post" do "Umbigo", deixei a sugestão novamente e desenvolvi um programa provisório. Ora, é esse programa que aqui quero deixar para reflexão, já que o meu artigo anterior superou todas as minhas expectativas em termos de leituras feitas. Ou seja, há uma mensagem a passar e há que aproveitar todas as formas de a fazer passar. Depois, voltarei a contactar o Paulo.

Já agora, porquê um congresso? Porque nós necessitamos de nos fazer ouvir, calma e serenamente. As pessoas não sabem o que se passa nas escolas, as pessoas não sabem e algumas não querem sequer saber o quão iníquo é este modelo de avaliação e aquilo que lhe está subjacente: a divisão da carreira entre professores e titulares. Etc.

É este, pois, o programa provisório que proponho. Ah, e só com PROFESSORES no terreno, nada de teóricos que não sabem o que é entrar numa sala e posicionar-se perante uma turma!

CONGRESSO/ CONGRESSOS

Na impossibilidade de um grande congresso em Lisboa, sugiro vários simultâneos em diversas regiões do país:

Braga/ Norte

Porto/Norte

Castelo Branco/ Centro Interior

Coimbra/Centro Litoral

Lisboa

Beja/Sul Interior

Faro/Sul Litoral

(outras possibilidades)

A agenda seria a mesma, com possibilidade de estarmos todos on-line, através do Messenger

PROGRAMA PROVISÓRIO

9.00H - abertura

9.30h - comunicação 1: «o porquê do congresso: o descontentamento»

10.00h - Com.2: « balanço das notícias sobre educação na Imprensa»

10.30h - Com.3: «balanço das notícias sobre educação na blogosfera»

11.00h - pausa café

11.30h - Testemunhos pessoais de 3 a 5 minutos cada sobre a vivência do momento actual na respectiva escola

12.30h - com.4: «Análise comentada do Modelo de Avaliação»

13.00h - Almoço (cada um trata do seu)

14.00h - Com.5: «O que é ser professor hoje em Portugal?»

14.30h - Com.6: «O aluno e o seu labirinto»

15.30h - Com.7: «O que é que se aprende nas escolas e o que é que se avalia e como?»

16.30h - com.8: «Propostas alternativas ao modelo actual»

17.00h - debate

17.30h - encerramento

Notas:

1- O discurso deve ser elevado e racional. A emoção SÓ é má conselheira. A nossa imagem deve ser de sobriedade, seriedade, serenidade e firmeza!

2- Isto acarretaria despesas, mas as manifestações também.

Esta é a minha proposta. Do congresso seriam feitas actas e estas seriam divulgadas na comunicação social, isto se esta estiver para aí virada, claro!

Nota final: temos também que demostrar que somos uma classe profissional com habilitações de nível superior, que estudamos, investigamos, temos ideias e opinião, não admitimos ser menorizados, infantilizados e postos na ordem, para aprendermos.