O Dia Seguinte: CONGRESSO DE PROFESSORES?
Parece que há professores que estão mobilizados para mais uma manifestação no dia 15, ou seja, neste fim-de semana. Mais do mesmo?? Não me parece nada boa ideia! Já mostrámos o que tínhamos a mostrar. Há já algum tempo que falo em fazer-se um CONGRESSO DE PROFESSORES. Transmiti esta sugestão ao colega Doutor Paulo Guinote (doutor sim, e com todas as letras, já que ele é doutorado) do blogue A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO e ele publicou-a no dito blogue, a sugestão foi bem aceite, mas nada se fez. Também, convenhamos, fazer um congresso não é fácil, mas é perfeitamente exequível! Posteriormente, num comentário a um "post" do "Umbigo", deixei a sugestão novamente e desenvolvi um programa provisório. Ora, é esse programa que aqui quero deixar para reflexão, já que o meu artigo anterior superou todas as minhas expectativas em termos de leituras feitas. Ou seja, há uma mensagem a passar e há que aproveitar todas as formas de a fazer passar. Depois, voltarei a contactar o Paulo.
Já agora, porquê um congresso? Porque nós necessitamos de nos fazer ouvir, calma e serenamente. As pessoas não sabem o que se passa nas escolas, as pessoas não sabem e algumas não querem sequer saber o quão iníquo é este modelo de avaliação e aquilo que lhe está subjacente: a divisão da carreira entre professores e titulares. Etc.
É este, pois, o programa provisório que proponho. Ah, e só com PROFESSORES no terreno, nada de teóricos que não sabem o que é entrar numa sala e posicionar-se perante uma turma!
CONGRESSO/ CONGRESSOS
Na impossibilidade de um grande congresso em Lisboa, sugiro vários simultâneos em diversas regiões do país:
Braga/ Norte
Porto/Norte
Castelo Branco/ Centro Interior
Coimbra/Centro Litoral
Lisboa
Beja/Sul Interior
Faro/Sul Litoral
(outras possibilidades)
A agenda seria a mesma, com possibilidade de estarmos todos on-line, através do Messenger
PROGRAMA PROVISÓRIO
9.00H - abertura
9.30h - comunicação 1: «o porquê do congresso: o descontentamento»
10.00h - Com.2: « balanço das notícias sobre educação na Imprensa»
10.30h - Com.3: «balanço das notícias sobre educação na blogosfera»
11.00h - pausa café
11.30h - Testemunhos pessoais de 3 a 5 minutos cada sobre a vivência do momento actual na respectiva escola
12.30h - com.4: «Análise comentada do Modelo de Avaliação»
13.00h - Almoço (cada um trata do seu)
14.00h - Com.5: «O que é ser professor hoje em Portugal?»
14.30h - Com.6: «O aluno e o seu labirinto»
15.30h - Com.7: «O que é que se aprende nas escolas e o que é que se avalia e como?»
16.30h - com.8: «Propostas alternativas ao modelo actual»
17.00h - debate
17.30h - encerramento
Notas:
1- O discurso deve ser elevado e racional. A emoção SÓ é má conselheira. A nossa imagem deve ser de sobriedade, seriedade, serenidade e firmeza!
2- Isto acarretaria despesas, mas as manifestações também.
Esta é a minha proposta. Do congresso seriam feitas actas e estas seriam divulgadas na comunicação social, isto se esta estiver para aí virada, claro!
Nota final: temos também que demostrar que somos uma classe profissional com habilitações de nível superior, que estudamos, investigamos, temos ideias e opinião, não admitimos ser menorizados, infantilizados e postos na ordem, para aprendermos.