Educação dos filhos deve ser compartilhada
Certo dia ouvi esta resposta de um filho para mãe: “ A minha educação é que você me deu”. A partir desta resposta fiquei pensativo se ele estava correto ou não em fazer tal afirmação. Será que os pais nos dias de hoje são de fato os únicos que educam na formação do caráter dos filhos?
Acredito que algumas décadas atrás a resposta seria sim, no entanto, nos tempos de hoje, penso que a Educação dos filhos é compartilhada. Isto é, é responsabilidade dos pais, da sociedade e por fim do Estado. Cada um com sua parcela de responsabilidades.
Pois bem, quando falamos em educação, primeiramente devemos levar em conta a cultura de um povo, a sociedade e o meio em quem se vive. É este conjunto de fatores que determinará a educação, bem como colaborará também na formação do caráter.
Entendo que, como colocado acima, os pais também são co-responsáveis na educação quanto ao repasse de valores humanos, sociais, espirituais, éticos, etc. Porém a sociedade e o estado também têm esta função e a exerce direta e indireta, positiva ou negativamente. Pois, as crianças, adolescentes também estão inseridas na sociedade e assim, ela também vai impondo sua educação. Podemos então dizer que, tudo que é oferecida para criança pela sociedade através dos meios de comunicação ou pela convivência no cotidiano é educação
O que mais ouvimos nos dias atuais é que, os pais educam e a sociedade deseduca – embora, deseducar também seja educar, porém do lado contrario. E assim, os pais acabam ficando sozinho nesta difícil tarefa de educar os filhos, sofrendo todo ônus de uma reponsabilidades que é de todos.
Como iniciei o artigo, no passado, os pais tinham muito mais controle sobre os atos dos filhos, tanto que eles (filhos) ouviam seus pais até a idade adulta. No entanto, hoje é totalmente oposto, os filhos aos 13, 15 anos já se sentem independentes e donos de si. Isto se dá, devido toda uma tecnologia, informações e a evolução da sociedade. Sendo assim, as metodologias de educação dos filhos mudarão, embora os valores continuem sendo os mesmos.
Outro fato interessante da educação contemporânea entre pais e filhos está relacionado mais as atitudes, exemplos dos pais do que em diálogos com filhos. Isto tem se dado por uma questão de tempo e agitação da vida moderna como trabalho, e varias outras atividades extra familiar. Devido à sociedade estar mais organizada e participante em associações, grupos, entidades, etc., todas estas atividades tem também tirado tempo para diálogos entre família. E por fim, quando os pais estão em casa há vários outros afazeres domésticos que acaba contribuindo para a falta de diálogos entre pais e filhos. Sendo assim, o exemplo de vida dos pais é o que tem prevalecido na educação dos filhos. Existe também outro fator que está na pluralidade de modelos de famílias, levando a diversos exemplos de educação. Evidentemente, tornando-se ainda mais fundamental o testemunho de vida dos pais quanto os valores humanos, éticos, morais, sociais e espirituais, para que outras diferentes educações não atinjam aquela que dadas pelos pais.
Enfim, segundo a afirmativa do filho para mãe cheguei a conclusão que nos dias de hoje a educação dos filhos deve e precisa ser compartilhada entre os pais, a sociedade e o Estado, para que de fato uma possa completar-se na outra ou, caso alguma esteja falha seja suprida pela outra. A educação da sociedade é a educação de seu povo em todos os sentidos.
Autor dos livros
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Palavras Expressão dos Sentimentos ( livro de poesia )