AVALIAÇÕES
AVALIAÇÕES
William Pereira da Silva
Aproxima-se mais um final de ano, evidentemente o ano letivo irá ser cumprido por todas as escolas. Durante o decorrer das atividades escolares o que mais fazemos como professores é avaliar nossos alunos apreciando através de análises constantes o seu comportamento juntamente com o desempenho intelectual. Praticamente toda escola trabalha em função do acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Estariam os professores e a escola fazendo uma auto-avaliação dos seus desempenhos?
Há uma preocupação geral em ensinar o mais e melhor possível para repassar conteúdos ao alunado, sem a preocupação de avaliar se tudo isso está sendo realmente válido e estamos alcançando nossos objetivos maiores.
Podemos considerar que tivemos avanços mesmo com os percalços da caminhada. As eleições diretas para diretor, as formações dos conselhos escolares em algumas escolas, o Plano de Carreiros Cargos e Salários conseguidos em parte pelos professores, cursos de atualizações curriculares são alguns elementos positivos alcançados no setor educacional. Sabemos que ainda falta muito para chegar perto do ideal do funcionamento normal das escolas. Ainda temos os resquícios do passado infiltrado no sistema educacional, porem devemos saber que estamos num processo de transição das mudanças que só darão certo dependendo do esforço da comunidade escolar em geral. Não podemos mais acusar A ou B da decadência ou falência da gestão das escolas, ela agora esta em nossas mãos, é hora de decidir se queremos ou não assumir este papel com dedicação, zelo e eficiência. É hora da avaliação do papel do professor e da administração das escolas para rever os erros do passado corrigindo-os elevando o nível de ensino da escola pública estadual.
As escolas particulares estariam também cumprindo seus objetivos ou estariam camuflando os problemas que atingem a educação em geral? Costumamos apontar os erros e decadência somente das escolas públicas achando que o setor privado esta a mil maravilhas, mas se bem espreitar veremos grandes falhas neste setor que também precisa ser fiscalizado e avaliado pelos órgãos competentes.
Como parte integrante deste sistema tem enormes esperanças nas mudanças que acontecerão no sistema educacional brasileiro pra melhor. A luz no final do túnel torna-se visível vislumbrando uma onda de otimismo nos profissionais desta área. Esperamos a votação para aprovação definitiva FUNDEB, ampliação dos PCCS, mais fiscalização dos recursos destinados a educação. Sonhar é preciso.