Obama ou McCain?
Não quero aqui fazer uma análise do mérito político da eleição americana. Apenas vou evidenciar um ponto de vista que acho interessante expor aos que ainda não pensaram por esse ângulo.
Obama é contra a ocupação do Iraque. McCain é um reedição de Bush. Essas e outras manchetes são de milhares de jornais, telejornais e sites de notícias do mundo todo. Só se fala nisso!
A importância que a eleição americana tem para nós é maior que as nossas próprias eleições. Vários são os candidatos corruptos eleitos e reeleitos nas eleições de 5 de outubro aqui no Brasil, mas isso não tem problema, o que realmente importa é o resultado do pleito ianque.
Engraçado né, o resultado da globalização acentuou ainda mais o imperialismo americano. Não nos preocupa nem um pouco o fim da Monarquia no Nepal, a saída de Fidel do governo em Cuba, as eleições parlamentares em Angola, mas qualquer fuxico a respeito da disputa norte-americana faz até a bolsas caírem por toda parte.
Enquanto persistir esse imperialismo americano, construído com o suor das nações subdesenvolvidas e não cair a máscara de anjo dos Estados Unidos, continuaremos a viver como marionetes do capitalismo selvagem e desumano. Enquanto isso, de tanto destaque para a terra do Tio Sam, quem sabe a próxima geração de brasileiros terão nomes sugestivos como Barack, John, Mary, Peter.