Elemento Água

É muito fácil recordarmos de nossas aulas de química: a constituição molecular da água, H2 O. A água, composta por hidrogênio e oxigênio, é uma substância líquida incolor, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de 75% da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calota polares, mas também em praticamente toda a Terra em outras formas: nuvens, chuvas, granizos, neve, rios e aquíferos.

De mesma forma como no planeta, a água constitui 70% do corpo humano.

Como nós humanos, que nos apresentamos ora agressivos, ora ternos, ora rígidos, ora maleáveis..., a água também se apresenta em vários estados e formas: na atmosfera, gasosa, proveniente da evaporação de mares, rios e lagos; nos grandes depósitos do planeta, líquida; no estado sólido, nas regiões frias do planeta e nas precipitações atmosféricas como neve ou granizo. Ora salgada, nos oceanos e mares, ora doce nos rios e lagos; ora no subsolo no cristalino dos lençóis freáticos, das fontes e dos aquíferos; ora a céu aberto e em queda livre nas grandes cachoeiras.

A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Além de ser elemento de regulação do clima global, desempenha, também, papel importante como absorvente da radiação infravermelha emitida pelo Sol.

Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Nós humanos consumimos água potável e temos na água o essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo. A água é o solvente que carrega nutrientes, oxigênio e resíduos através do corpo. Na vida vegetal e animal tem importância semelhante à vida humana.

É dito que o noso envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, uma vez que, da infância até a velhice, a quantidade de água no corpo diminui gradativamente.

A água é considerada como purificadora na maioria das religiões. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs praticado com água, simboliza o nascimento de um novo ser, purificado com a remissão dos pecados.

Outro exemplo vem do Judaísmo e do Islamismo: é o banho de água purificada dado aos mortos na preparação à passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após a lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado "wudu".

No Xintoísmo, a água é usada em quase todos os rituais de limpeza dos crentes.

A magia da água em forma de nuvens transforma raios solares no belo espetáculo dos arcos-íris. Para alguns religiosos ou místicos, nessa magia poderia estar contida o grande ensinamento de que a Unidade, representada pela única cor dos raios solares, é plasmada no mundo físico em formas setenárias, representadas pelas sete cores que rasgam os céus.

Para o imaginário popular além da beleza da magia das nuvens, as extremidades dos arcos-íris indicam tesouros perdidos.

Em Astrologia, a cada signo de nascimento existe um elemento correspondente. Os signos de Câncer, Escorpião e Peixes têm a água como elemento. Isso quer dizer que o comportamento dos elementos da natureza reflete-se nas pessoas e, suas maneiras de ser têm grande relação com o elemento a que estão mais ligados.

Se ficarmos atentos aos cancerianos, escorpianos e piscianos veremos que as características da água têm forte presença.

Não confundir a sensibilidade dessas pessoas com fraqueza. As águas serenas de uma represa se tornam violentas quando o dique se rompe. Adaptáveis como a capacidade da água tomar a forma do recipiente que a contém. Obstinados em seus projetos como a perseverança dos cursos dos rios para alcançarem o mar. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.Astutos como a água, quando se transforma em vapor ao ser vencida pelo fogo e quando contorna as rochas. Maternais, assim como a água é a fonte da vida, a mãe de todas as coisas, mantenedora dos seres vivos, a missão dos nascidos sob esse elemento é cuidar, enfim desempenhar o papel de zeladores.

“Água” são rimas sem a beleza de uma cachoeira, ou sem a pujança de uma tempestade, sem a criatividade de transformar raios de sol em arco-íris, mas resultantes de grande esforço para tentar louvar o recurso mais precioso que a Mãe Natureza fornece aos homens. São rimas de esperança para que mudemos nosso comportamento truculento e procuremos manter os reservatórios naturais ainda existentes e salvaguardemos sua pureza.

Água

Brotas dos mil seios

da Grande Mãe Natureza,

diversa em formas e estados

dás a vida e a beleza.

És misteriosa como Mar,

se Nuvem, és como um mágico,

que tira da luz solar,

um Arco Colorido,

que teima em indicar

a Paz, tesouro perdido.

Aqueles que o têm como elemento,

do signo de nascimento,

Câncer, Peixes, Escorpião,

então, o Zelar têm como Missão.

Com a astúcia das águas,

que driblam as rochas.

da vida, saltam barreiras.

Com o diverso das formas,

ora livre como Quedas,

ora firmes, pros sonhos realizar,

como Rios que sempre chegam ao Mar,

como Rios que sempre chegam ao Mar.

Endereços relacionados ao Elemento Água:

http://www.recantodasletras.com.br/letras/5480859

http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/83504

http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/16280

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1389854

Outros endereços relacionados aos Elementos da Natureza

Água - HTTP://WWW.recantodasletras.com.br/e-livros/1389854

Ar - HTTP://WWW.recantodasletras.com.br/e-livros/1390977

Fogo - HTTP://WWW.recantodasletras.com.br/e-livros/1392630

Terra - HTTP://WWW.recantodasletras.com.br/e-livros/1395049

Para Acessar: marque o endereço escolhido. Clique com a tecla direita do "mouse". Tecle com a esquerda na opção "pesquisar http:...". Ou Pesquise no Google

J Coelho
Enviado por J Coelho em 24/10/2008
Reeditado em 28/02/2021
Código do texto: T1246552
Classificação de conteúdo: seguro