INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
William Pereira da Silva
Leio na imprensa que o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) será transformado em IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica). Veio à lembrança do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (designação comum a certos estabelecimentos de natureza diversa, mas com objetivo preciso) nos anos sessenta, que funcionava onde hoje é a Escola Estadual Jerônimo Rosado, antiga Escola Estadual de Mossoró, Escola Normal de Mossoró, Centro Educacional Jerônimo Rosado. Lembro-me que o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ era uma instituição dinâmica com bastantes recursos para seu funcionamento, para se ter uma idéia o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ mantinha um ônibus somente para alunos, Três Kombi, uma para a direção, outra para funcionários e mais uma para distribuição de material escolar que era distribuídas pela CESERN, órgão responsável pela distribuição do material escolar e funcionava dentro do Instituto de Educação. Havia consultórios médico e dentário, cursos primário, ginasial e cientifico além do curso Normal de Magistério, cada sala de aula tinha uma mini-biblioteca, laboratórios de física, química e biologia, todos bem equipados, uma coisa de cinema, só acredita quem vivenciou esta época áurea da educação em Mossoró. Competíamos com as escolas privadas sem deixar nada a desejar, as escolas católicas bem mais conceituadas não nos deixavam para trás, dizem até que éramos muito melhores em espaço físico e recursos diversos. Professor neste tempo era tratado como doutor. Os CEFET'S de hoje tem uma grande semelhança com O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ na década de sessenta.
A professora ALDENORA GOMES BARBOSA num trabalho hercúleo, esta tentando re-construir O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO da Escola Estadual Jerônimo Rosado, num primeiro momento com reuniões e aplicação de questionários com todos os segmentos da escola. Para os professores foram formuladas cinco perguntas:
1º) Como você vê o trabalho dos professores?
- Como trabalhamos (realidade)
- O que precisamos transformar? (Prioridades)
- O que desejamos ( Sonhos)
2º) Que causas impedem esta escola de desenvolver sua missão principal?
3º) Na sua visão qual a importância e necessidade do P.P.P. na escola?
4º) Você já parou para pensar como chegamos até aqui? Como sair desta situação? E o P.P. P. pode solucionar, atendendo as nossas necessidades da superação dos problemas constatados?
5º) O espaço é seu. Use-o para opinar sobre a atuação dos demais segmentos da escola.
Cada professor responde a sua maneira e não precisa se identificar. Numa das perguntas sobre o que precisamos transformar respondi que, deveríamos transformar nossa Escola num INSTITUTO DE EDUCAÇÃO com o ensino fundamental e ou ensino médio profissionalizante, com tempo integral nos moldes de um CEFET ou IFET. No turno matutino aulas com conteúdos específicos do currículo normal e no turno vespertino aulas de música, dança, filosofia, artes, educação física, recreação, lazer, educação para o trânsito, teatro, esporte, desporto, academia de ginástica, xadrez, jogos de salão, palestras, simpósios, seminários, congressos, etc.. Os alunos ficariam o dia todo na escola, das 7h00min às 17h00min, com direito a merenda escolar, almoço, banho, área de descanso com televisão, no final da tarde iriam para suas casas bem alimentados, arrumados e com um dia com realização de várias tarefas educativs e aprendizagem. Um sonho plenamente realizável, faltando apenas vontades políticas da comunidade escolar e do Governo do Estado, nossa escola tem suporte de espaço físico onde é plenamente viável tal ação.
Segundo a revista ÉPOCA/debate UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES MAIS RELEVANTES PARA O FUTURO DO PAÍS - Como Melhorar a Educação no Brasil – Um guia para formar melhores professores – O papel da tecnologia – As escolas que dão certo - de 14 de abril de 2008, páginas 78-79, sugerem seis lições das escolas públicas que conseguem oferecer um bom ensino apesar das adversidades: 1 - FORMAR ALUNOS COM VISÃO DE MUNDO, 2- ADOTAR REGIME INTEGRAL, 3 - ESCOLHER O DIRETOR PELA COMPETÊNCIA, 4 - PREMIAR OS BONS EXEMPLOS, 5 - ESTIMULAR A LEITURA, 6 - ATRAIR A COMUNIDADE. Coisas que atualmente a maioria das escolas estaduais não adotaram ainda, dando uma sensação de estar remando contra a maré, por isso torna-se necessário urgentemente reconstruí todos os Projetos Político Pedagógico das escolas de Mossoró e do estado do Rio Grande do Norte.