MORALIZAR PARA TRANSFORMAR

MORALIZAR PARA TRANSFORMAR

William Pereira da Silva

O mundo gira em torno de si, dá uma volta ao redor do sol e volta sempre ao mesmo lugar, mesmo que dentro da via-láctea todo o conjunto de mundos e estrelas esteja em constantes deslocamentos no universo. Tudo esta em movimento, evoluindo sem cessar, há mudanças tão lentas que são imperceptível ao ver do ser humano comum.

A Educação no Rio Grande do Norte tem essas características da terra e da via-láctea, sempre dando voltas chegando ao mesmo ponto, no caso o da ineficiência. Tudo funciona, esta sempre em movimento, se deslocando, A Secretaria de Educação Funciona, as DIREDS, as Escolas, todo o conjunto da estrutura do governo em relação ao sistema educacional norte-riograndense funciona, esta em ação permanente, tem verbas, recursos, mas porquê não tem eficiência suficiente para a educação ter qualidade? Qual motivo das escolas sucateadas? Desvio de verbas? Favorecimentos ilícitos? Peculato? Improbidades administrativas? Omissão? Descasos? Indiferença? Eu sei as respostas, tenho absoluta convicção que a maioria dos servidores públicos sabe, os governantes sabem, o ministério público sabe, os sindicatos sabem, a população sabe, todo mundo sabe, o grande problema é que todo inicio de ano letivo anunciam as mudanças, propagam novidades, prometem "mundos e fundos", passam dois a três meses e tudo volta à mesmice, aos mesmos problemas, os mesmo costumes, vícios, irresponsabilidades, incompetências e ninguém, ninguém mesmo tem uma ação efetiva e contundente para provocar as mudanças. Não esqueçamos as exceções, elas existem, porém são ilhas no mar de lama que se encontra a educação, há um descaso enorme camuflado por ações mínimas que a cada inicio de ano querem demonstrar as grandes mudanças. Todo ano o mesmo lengalenga, semana pedagógica, palestras, gestão democrática, novos cursos, reformas, novas formulas, novas metodologias, novos dirigentes (nem sempre), tudo novo, as mil maravilhas, tudo promessa, tudo funciona tão lentamente em termos de mudanças reais que é parecido com as da via-láctea e da evolução da terra, ficando somente as ilusionárias mudanças prometidas "anos a fio", uma história sem fim. Educação de qualidade, nada.

Disse que tenho as respostas, não sou gênio, não sou dono do saber, não sou aquele que pretende mudar o mundo, tomar o poder, querer ser mais que os outros, aquele que quer tomar cargos dos outros, ocupar cargo diretor de escola, chefe de Dired, ser corrupto, ter favorecimentos políticos, aparecer, somente sou um ser humano comum, um cidadão, um educador que tem um senso crítico, gosta de sentir a realidade como ela é, sem subterfúgios, entendo e vejo as coisas, os fatos como elas ou eles realmente são.

Enumerarei alguns do meu ponto de vista em relação à ineficiência do sistema da educação do Rio Grande do Norte:

1 – Interferência direta de políticos indicando cargos e funções

2 – Proteções aos servidores fantasmas ou não que são correligionários

3 – Esquemas organizados dentro do setor para desvios de verbas. (comerciantes, ex-deputados, ex-militares, funcionários públicos, chefes de repartições...)

4 – Corrupções profundas como peculatos, improbidades administrativas

5 – Inexistências de fiscalização do governo in loco na aplicação dos recursos (Só existe a burocracia, troca-se dinheiro e mercadorias por papel)

6 – Não é feito Tombamentos do patrimônio nas escolas, semestral ou anual.

7 - Não há combate a corrupção dentro das escolas e diversos setores da educação do RN (Não existe sequer uma instituição agindo ou preocupada com esse fator preponderante para tornar a educação mais eficiente)

8 - Gestão Democrática totalmente antidemocrática (Diretores eleitos obedecem fielmente seus lideres políticos, esquecem as leis que regem a educação). Há exceções lembrem-se.

9 – Diretores inexperientes causando grandes prejuízos ao funcionamento da escola

10- Professores e funcionários, relapsos, egoístas, inoperantes (aqueles que querem levar vantagem em tudo, menos trabalhar)

11- Falta da disciplina geral para funcionários públicos e alunos (proteção de políticos e paternalismo acentuado)

12- Escola em sistema de Comodato ( Escolas privadas financiadas pelo governo retiram os alunos da rede pública ocasionando o fechamento de muitas escolas estaduais.)

13 – Salários dos professores não condizem com suas reais necessidades.

Enumeraria mais uma dezena de fatores negativos que corrói a educação do RN, mas tenho a consciência que os educadores deste Estado sabem perfeitamente das causas que ocasionam as mazelas do nosso sistema educacional, infelizmente nada é feito para moralizar transformando nossas relações com os governantes, a submissão reina, um calendário de pagamento em dia acomoda os funcionários fazendo deles massa de manobra.

Quem espera que as coisas mudem por si só, apenas aumenta o descaso que sofre a educação.

Esta frase de Gramsci retrata bem a situação dos educadores como intelectuais que não utilizam seu poder de transformador educando os jovens para se rebelar e juntos revolucionar a educação no RN e no Brasil:

"O elemento popular "sente",

mas nem sempre compreende ou sabe;

o elemento intelectual "sabe",

mas nem sempre compreende e,

muito menos sente".

Maurico Luiz Giulo de São Paulo relatou que um brilhante professor dizia duas verdades que definem a realidade do ensino brasileiro. "Vivemos num país onde estudar ainda é luxo, se as coisas continuarem como estão daqui a alguns anos nem pagando teremos um ensino de qualidade"

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 23/10/2008
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