A VERDADEIRA GESTÃO DEMOCRÁTICA
A VERDADEIRA GESTÃO DEMOCRÁTICA
William Pereira da Silva
A comunidade escolar ainda não percebeu o valor e o poder de uma gestão democrática dentro das escolas. Muitos agem exatamente quando elege um vereador, deputado, senador, presidente. Vota e logo após deixa que os governantes ajam por conta própria dando poderes além do que eles já têm. Entendo assim, se voto numa pessoa, tenho de cobrar dela eficiência no seu mandato. Nas escolas estão cometendo o erro de eleger o diretor, não exigindo dos mesmos ações democráticas, transparência, eficiência e coerência com o cargo que exerce.
Gestão Democrática é aquela onde todos na escola têm poder de decisão. Para um entendimento melhor vamos refrescar nossa memória revendo o conceito de democracia.
Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.
Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".
Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.
Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.(WIKIPÉDIA)
Democracia vem da palavra grega "demos" que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, "a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático".(Programas Internacional de Informações – USINFO.STATES.GOV).
Portanto temos de aprimorar o processo de Gestão Democrática nas Escolas. Na Gestão democrática tem de existir dentro da escola UM DIRETOR(A) – VICE-DIRETOR(A) – COORDENADOR(A) ADMINISTRATIVO FINANCEIRO – COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO – CONSELHO FISCAL – CONSELHO ESCOLAR – ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES – ASSOCIAÇÃO DOS PAIS – GRÊMIO ESTUDANTIL e ainda se quiser UMA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS com os ASG, TNS, Bibliotecária, secretária, vigias, porteiros, mecanográfos, cozinheiras.
Deixar o Diretor(a) tomar as decisões sozinho é jogar no lixo todo o processo da Gestão democrática. Algo que não entendo é como professores, pessoas com cursos de nível superior, muitos com especialização, vários anos no magistério adquirindo experiências valiosas, tornam-se pessoas totalmente submissas não assumindo uma postura de educador autônomo, autoridade, intelectual, agente transformador, propagador de conhecimentos, idéias e ideais. Valores como liberdade, responsabilidade, pontualidade devem ser cultuados.
Nossa postura deve ser de compromisso, participação ativa em todos os segmentos da comunidade escolar, decidir nosso destino, nossas atitudes. Defender nossa carga horária, salários, todos os nossos direitos que estão assegurados por lei. Numa ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES dentro da escola, registrada em cartório, poderemos recorrer ao ministério público caso nossos direitos estejam sendo burlado. Muitas vezes pela incompetência administrativa somo assediados moralmente e nossos projetos pessoais rejeitados e o projeto político pedagógico da escola totalmente esquecidos em papeis amarelados.
Caros colegas somos regidos pela LDB, Regimento Jurídico Único dos Servidores do Estado e das Autarquias e Fundações Públicas Estaduais e o nosso ESTATUTO E PLANO DE CARGOS CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO.
Já dizia João Agripino – Triste do poder que não pode. Essa frase tornou-se lapidar porque traduz a importância do poder ser exercido em toda sua plenitude.
Os professores podem e devem atuar como conselheiro fiscal, conselheiro escolar, ter sua associação e exercer plenamente suas atividades escolares e comunitárias defendendo um ambiente de trabalho saudável juntamente com todos seus direitos. Professores honre tua formatura, honre tua história.