REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO
REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO
WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Nos dia 17 e 18 de setembro participei de uma oficina no Núcleo Tecnológico Educacional – NTE 03 -. Nela conheci a RIVED – REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO – mantida pelo Ministério da Educação, SEED- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e SEB –SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Objetivos do RIVED - O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino. (http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php)
Breve Histórico - Em 1997 houve o acordo Brasil-Estados Unidos sobre o desenvolvimento da tecnologia para uso pedagógico. A participação do Brasil teve início em 1999 por meio da parceria entre Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica (hoje SEB) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED). Brasil, Peru e Venezuela participaram do projeto. A equipe do RIVED, na SEED, foi responsável, até 2003, pela produção de 120 objetos de Biologia, Química, Física e Matemática para o Ensino Médio. Em 2004 a SEED transferiu o processo de produção de objetos de aprendizagem para as universidades cuja ação recebeu o nome de Fábrica Virtual. Com a expansão do RIVED para as universidades, previu-se também a produção de conteúdos nas outras áreas de conhecimento e para o ensino fundamental, profissionalizante e para atendimento às necessidades especiais. Com esta nova política, o RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação passou a se chamar RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. (http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php)
As multiplicadoras da oficina Lenira, Socorro Oliveira, Socorro Souza e Vilani ministraram de maneira que os objetivos foram alcançados plenamente dentro das atividades propostas.
Uma reclamação foi sentida pelos participantes, a ausência da maioria dos educadores em relação a cursos e oficinas de informática, onde na maioria das vezes sempre é reduzida a participação dos educadores da rede pública de ensino nas atividades ofertadas pelos Núcleos Tecnológicos. Torna necessária a atenção de todos os professores da rede pública, alertando-se que, num futuro bem próximo, quem não tiver um curso de informática e não souber trabalhar objetos de aprendizagem ficará desatualizado. Sabemos que as Lan House estão cheias de alunos, o Governo Federal já esta enviando mini-noot book para os alunos. Enfim, quem não aprender o mínimo de informática vi ficar a ver navios dentro das escolas.
OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM DO RIVED - Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.
Retirado de http://rived.mec.gov.br/projeto.php
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos".
( Rubem Alves )