ALIANÇAS INTERSETORIAIS
A busca da resolução dos nossos problemas sociais é um objetivo que passa por alianças intersetoriais, especialmente entre o PRIMEIRO SETOR (Orgãos Governamentais - o poder público) e o TERCEIRO SETOR (Órgãos Não-Governamentais - as entidades sem fins econômicos), sendo que nenhum é mais importante que o outro quanto à responsabilidade pelo alcance dessa grande meta.
Uma vez que nós, do Terceiro Setor, nos propomos a ajudar o Primeiro, devemos saber que, ambos, formaremos um elo quase indivisível e passaremos a caminhar juntos procurando as melhores rotas para nos levar à realização dos objetivos sociais que formalmente pactuamos concretizar.
O Governo procura o "socorro" das Organizações Não-Governamentais (ONG's) porque se tornou uma máquina extremamente hierarquizada e complicada, perdida nos meandros da burocracia. Cabe-nos, portanto, ser o auxílio eficiente e eficaz que o Governo tanto precisa. Assim sendo, seremos de fato os agentes dessa tão ansiada mudança social.
E não esqueçamos o quanto é importante a participação do SEGUNDO SETOR (Comércio, Indústrias, Prestadores de Serviços - todos com fins lucrativos) nestas alianças.
Os três setores, juntos, formam um triângulo perfeito, cujas pontas unidas se entrelaçam para firmar uma extensa base de sustentação, com a segurança que se faz necessária.
Hoje, a grande favorecida por essas alianças é a população imediatamente usuária, mas - em última análise - amanhã serão as gerações futuras, os descendentes de todos nós.