Sherek existiu na realidade

O Shrek realmente existiu. Era poeta, ator e falava 14 idiomas.

Shrek, personagem de desenho animado que é sucesso no mundo todo, foi concebido a partir da máscara mortuária do francês Maurice Tillet.

Tillet nasceu em 1903. Muito inteligente, falava 14 idiomas além de ser poeta e ator. Na juventude contraiu acromegalia, uma doença rara que causa a desfiguração de partes do corpo.

Sua transformação para uma figura quase 'monstruosa' mudou também sua personalidade, embora ainda fosse um gentleman por dentro sofreu com o estigma da aberração que sua aparência suscitava e foi modificando seu comportamento para algo mais 'condizente' com o que as pessoas esperavam da sua imagem. Os lugares onde antes era bem-vindo agora o barravam.

Não podendo lutar contra a doença e a rejeição, começou a adaptar-se a ela. Migrou para os EUA e, aproveitando-se de seu passado de ator, converteu-se num profissional da Luta Livre, com o nome de 'Assustador Ogro do Ringue'.

Fez fama e lutou enquanto pôde. Morreu em 1954, aos 51 anos, de um ataque cardíaco. Pouco antes, Bobby Managain, um ex-campeão de luta livre e amigo de Tillet, pediu para fazer um lifecast ( máscara mortuária) dele.

Tillet concedeu a autorização pouco antes de sua morte e Bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo.

Uma delas foi para o Museu iternacional da Luta Livre, em Iowa. A outra foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.

A História de Shrek se parece um pouco com a de Maurice. Um grotesco ser na aparência, mas um cavalheiro na essência. Um clássico caso de sapo que virou príncipe (e ficou imortalizado pelo cinema e, por que não dizer, pela Internet).

Recebi esse texto através de e-mail.

Infelizmente não pude colocar as fotos, mas quem tiver curiosidade em ver, e´só me pedir, e enviarei com maior prazer.

É muito interessante.