CRISE- Apogeu e perigeu de nações

APOGEU e PERIGEU de NAÇÕES

Observando acontecimentos nos períodos históricos, conclui que tudo na natureza tem apogeu e perigeu, que a voz popular sabiamente qualifica de “todo mingau tem seu dia de araruta”. Vamos figurar como “dia e noite” ou “sul e norte” e o “leste oeste”, sejam os pontos intermediários. Na própria evolução há os períodos geológicos, mais conhecidos como eras, com tempos de apogeu e perigeu que desapareceram depois do término do perigeu, podendo facilmente nos lembrar da era Paleozóica, Mesozóica, Cenozóica (o termo zóica, significa vida) e se referem aos animais. Registra-se até uma lenda sobre o apogeu e o perigeu de um império com o nome de Atlântica, que deu origem ao batismo do Oceano Atlântico.

O período geológico Quartenário da época Pleistoceno foi a que marcou o aparecimento do homem na terra. E nesse, no decorrer da idade (jovem/adulto) facilmente pode se observar o apogeu e o (meia idade vida ) perigeu na velhice, cujo final é a morte (noite).

Creio que com essas figurações iniciais deverei ser bem compreendido onde pretendo concretizar meu raciocínio sobre as nações. Vou procurar sintetizar para não tornar a leitura enfadonha:

Todos que procuram estudar ou pesquisar a geografia e a historia, saberão que outrora existiram progressistas civilizações e impérios que desapareceram depois de completarem o círculo apogeu/perigeu. Em nossa era, para citar as mais conhecidas, tivemos a grega e a romana, azteca, incaica e em decadência a egípcia. E a cada época elas vão surgindo menos poderosas, sendo substituída pela hegemonia econômica de alguma nação, como aconteceu com a França, Alemanha e atualmente a americana do norte que está cruzando o seu apogeu. Também há outros períodos que passaram pelo mesmo circulo, podendo se citar o Capital Produtivo (industrial) e o Comercial que está perdendo o lugar para o Capital Especulativo, agora sofrendo as conseqüências de atingir o zênite do apogeu. A ciência e a literatura também sofreram as conseqüências do círculo, porém de forma qualitativa, ou seja, atingiram seu zênite e como é evolução espiritual se eternizam.

De uma maneira geral, as profissões sujeitas às conquistas do círculo material igualmente percorrem tal período com finais, porém as profissões provindas do Saber, da elevação espiritual, apesar dos seus construtores desaparecerem elas se eternizam na escala evolutiva da espécie do seu circulo.

O que está acontecendo agora com a crise econômica que atingiu o perigeu e está derrotando a hegemonia dos USA é uma lição para a humanidade compreender que as riquezas deverão ser construídas para a evolução geral dos seus participantes e não só de alguns. O curioso é que todas as quedas são frutos de ações de algum líder. Os Césares, Nero (romana), França (Napoleão), Alemanha (Hitler), Rússia (Stalin), China (Geng Gis Kan) e para não me estender muito, o Bush. A do Brasil também chegará.

Nessa crise econômica, o que lamento muito é investidores como famosos atletas, cantores, ganhadores de mega-sena, como não aplicam seus milhões em empreendimentos sólidos, nesta altura viram suas fortunas reduzidas. De contrapartida, também sofrerão suas ações beneficentes.

APROVEITO E DOU A ESSES UM CONSELHO:

SE GUENTEM, DEIXA A FUMAÇA PASSAR E O PREJUIZO IRÃO RECUPERAR

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 14/10/2008
Código do texto: T1227622