ONG ESCOLA E EDUCAÇÃO

ONG ESCOLA E EDUCAÇÃO

Por William Pereira da Silva

Navegando na internet tenho encontrado diversas instituições e entidades representativas que lutam contra a corrupção no Brasil e no Mundo, temos a ONU, UNODC BRASIL E CONE SUL, INSTITUTO ETHOS, VISÃO MUNDIAL, POLITICA VOZ, AMARRIBO, TRANSPARÊNCIA BRASIL, MOVIMENTO NACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL – LEI 9840, APOIO A FOME ZERO, ORGANIZAÇÃO CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP).

Atualmente a mais atuante das ONG do Brasil a organização não-governamental AMIGOS ASSOCIADOS DE RIBEIRÃO BONITO (AMARRIBO) continua viva, atuante e, felizmente, fazendo escola no País. Inspiradas no modelo de luta e cidadania, outras 19 entidades foram criadas em todo o Brasil. A primeira afiliada, a AMAILHA, surgiu em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Um grupo de moradores passou a acompanhar as ações da prefeitura e da Câmara. Depois veio a de Guararapes, com a ação focada no desenvolvimento da cidade paulista. Em Blumenau (SC) foi criada a AMABLUMENAU. "Temos afiliadas até no Amazonas", orgulha-se o fundador da Amarribo, Antoninho Marmo Trevisan. Os diretores e membros da ONG tornaram-se multiplicadores da experiência vivida em Ribeirão Bonito. Trevisan é dono de uma das maiores empresas de consultoria do Brasil, mas encontra tempo para viajar o País inteiro dando palestras sobre a luta contra a corrupção. Para o resto do ano, estão agendadas mais de 40. O livro sobre o tema, O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil, editado pela Amarribo, está na segunda edição com um total de 120 mil exemplares. Com o didatismo de uma cartilha, ensina a supervisionar a conduta dos administradores públicos, a identificar os indícios de dilapidação das verbas e como fazer para apanhar os corruptos, entregando-os à Justiça. "A corrupção, por mais escondida que esteja sempre deixa pegadas", diz Trevisan.

Outra cartilha lançada no Brasil é a VAMOS FISCALIZAR A MERENDA ESCOLAR, DE VOLTA A LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL, capa com ilustrações de Ziraldo, realização do APOIO FOME ZERO – ASSOCIAÇÃO DE APOIO A POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR (www.apoiofomezero.org.br), MOVIMENTO NACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL (www.lei9840.org.br) também incentiva a luta contra a corrupção.

CORRUPÇÃO, UMA DOENÇA QUE PRECISA SER VENCIDA -

( Texto da cartilha Vamos fiscalizar a Merenda escolar)

Roubar é tomar dinheiro ou bens que pertencem a outros. Há muitas formas de roubar: com ou sem violência, enganando ou não quem está sendo roubado.

Nossa sociedade considera o roubo um crime, a ser sempre punido. Nenhuma sociedade em que o roubo seja aceito consegue sobreviver.

A corrupção é uma forma de roubo em que existe a conivência de quem toma conta do dinheiro ou dos bens roubados – por exemplo, dentro de uma empresa ou em negócios entre empresas e entre pessoas e empresas. Quem se deixa corromper, ajudando o ladrão ou facilitando sua ação, rouba também, porque fica com uma parte do que foi roubado ou obtém alguma vantagem pessoal em prejuízo de quem foi roubado.

A palavra corrupção é, no entanto, mais usada quando o dinheiro ou os bens roubados são públicos – isto é, de propriedade de todos – e quem rouba ou facilita o roubo exerce funções de governo, ou seja, são os próprios responsáveis pela guarda ou pela administração desse dinheiro ou desses bens. Para que haja “desvio” de dinheiro público, como se diz, tem de haver, dentro e fora do governo, uma rede de interessados em sugá-lo para seus bolsos.

No Brasil, esses “desvios” transferem muitos bilhões de reais das contas públicas para autoridades desonestas e seus cúmplices. É dinheiro que deveria ser usado para ajudar a resolver nossos angustiantes problemas sociais e que a sociedade perde, o que traz mais sofrimento, doença, fome e falta de perspectivas para milhões de pessoas.

A corrupção é uma perigosa deterioração dos costumes sociais. É como uma doença que vai contagiando e destruindo os órgãos em que ela penetra.

A luta contra a corrupção existe e se faz necessário nos educadores também seguir o exemplo destes movimentos a nível nacional que se espalha rapidamente. A educação esta cheia de corruptos deturpando o bom andamento das atividades escolares em todo Brasil e evidentemente Rio Grande do Norte e Mossoró, trazendo sérios prejuízos para todos que necessitam atuar dentro do contexto educacional. Grande parte da nossa decadência financeira, moral, funcional, material, social são geradas pela famigerada CORRUPÇÃO, isto nas escolas públicas estadual, municipal e também nas particulares, afetando os pais e alunos. É PRECISO CRIAR UMA ONG EM MOSSORÓ PARA COMBATERMOS A ROUBALHEIRA NA EDUCAÇÃO.

A situação da rede pública estadual é ainda mais calamitosa devido à corrupção nas escolas ser feita abertamente e aceita em parte pela comunidade. Lembrando sempre que quem ajuda o corrupto, corrupto é, e corrupção esta intimamente ligada a roubo e quem rouba é ladrão. Os dirigentes da educação no Rio Grande do Norte, especialmente Mossoró, tem conhecimento das fraudes e permanecem sem tomar uma atitude correta, muitas vezes é conivente com os desvios de dinheiro e dos recursos diversos que mantém a educação. Uma direção de escola que contrata uma empresa para prestar serviços tem muito de suspeita em fraudar os recursos. Esta empresa é fachada para desvio de verbas e outras fraudes segunda a cartilha da AMARRIBO. Seria realmente necessário um atravessador (a empresa) para serviços pequenos de eletricistas, encanador, pedreiro, carpinteiros, detetizador, etc.? Não seria uma forma de arranjar notas fiscais frias? Beneficiar correligionários? Superfaturar serviços? Segundo a AMARRIBO é fraude e corrupção na certa, se fiscalizar e fizer uma prestação minuciosa muita coisa podre vai ser encontrada.

Infelizmente os Sindicatos não atuam nesta direção do combate a corrupção, sabem como funciona os esquemas de corrupção nas escolas públicas e não sabemos o por que do motivo, viram as costa para tão grave questão social. È lamentável.

As Promotorias só agem se forem acionadas, precisando da ação direta do denunciante que passa a ser perseguido fazendo com que o mesmo desista de denunciar. Passei por essa experiência e é horrível para o denunciante que fica a mercê dos conchaves políticos e perseguições mesquinhas da parte dos fraudadores e seus asseclas.

Somente através de uma Organização social forte e estruturada sem vínculos com partidos, sindicatos, associações poderemos lutar contra este mal. Convido a todas as pessoas de bem, esclarecidas, sensível, criticas, independente, conscientes e revoltadas com a situação vigente para encamparmos uma luta contra a corrupção na educação criando uma ORGANIZAÇÃO NÃO GORVENAMENTAL – ONG, em defesa dos recursos que devem ser aplicados corretamente e são usurpados pelos corruptos deixando a educação um caos. Sabemos que dinheiro sobra, mas não chega ao seu destino final. SE VOCÊ COADUNA COM O QUE FOI APRESENTADO e queira encampar esta luta envie e-mail para wilpersil@hotmail.com ou wilpersil2003@yahoo.com.br. LUTAR É PRECISO.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 11/10/2008
Código do texto: T1222541