QUANDO A TIMIDEZ ATRAPALHA O SUCESSO

A timidez não me deixa alcançar o sucesso!Sou muito tímida(o), e sinto que não consigo alcançar meus objetivos. No momento em que eu mais necessito me comunicar com alguém, não consigo concatenar meus pensamentos, vem o medo, a insegurança, e aí eu faço tudo errado! E isso vem acontecendo em minha vida há muito tempo, na hora “h” prefiro me calar, ao invés de cometer mais erros. Perdi várias oportunidades, desde bons empregos a possíveis relacionamentos amorosos.

Olá queridos leitores!

Quantas vezes me perguntarem se a timidez atrapalha o sucesso, tantas vezes responderei que sim, não só atrapalha o sucesso profissional e amoroso, quanto atua como agente desagregador, tanto nos relacionamentos humanos (família, amigos, namorados(as), etc.), quanto no desempenho nos estudos – falar em público, então, nem pensar! -, no ambiente de trabalho – fazer uma reivindicação justa, só em sonhos! -, e também em questões bem mais simples do dia-a-dia da pessoa tímida.

O que é necessário fazer para se alcançar o sucesso, sendo tímida(o)? Existe algum antídoto para essa característica (que pode ser tão prejudicial) de introspecção e silêncio, impostos pela timidez? Não podemos afirmar categoricamente que sim, porém, existem muitas terapias que podem dar uma grande melhoria na qualidade de vida dos tímidos. Por isso, sugiro aos leitores tímidos a procurarem um especialista que, via de regra, é um psicólogo, embora existam casos em que seja necessária a intervenção de um psiquiatra. Além, é claro, das terapias alternativas, como a prática da yoga, a meditação, o autoconhecimento, através de livros de auto-ajuda. Mas, o essencial mesmo é o “querer mudar”, é “tentar mudar”.

Normalmente, o tímido tem a tendência à negação, isto é, ele prefere acreditar que “um dia tudo se resolverá por si mesmo”, e que as coisas vão dar certo. É como o fumante, o alcoólico e/ou o dependente químico, ou ainda o hipocondríaco, que acredita piamente que tudo está bem, e que ele pode “controlar” essa característica nociva ou dependência a qualquer momento, porque, afinal, ele é o dono da sua vida, ele está no comando! E essa maneira de conduta é a pior possível, pois quando aceitamos nossas deficiências, nossos limites, estamos dando um grande passo a caminho da evolução enquanto ser humano. E é somente com a desenvolvendo nossa boa vontade, que poderemos obter mais conhecimento e, consequentemente, poderemos, de fato, ajudar a nós mesmos. Quando a pessoa perceber, por si só, que ela é incapaz de resolver determinado problema, sozinha, terá dado um grande passo no caminho da melhoria de sua vida.

Se a sua timidez te atrapalha tanto assim, não se esconda atrás de seu orgulho (inútil nesse difícil momento), e muito menos tenha preconceitos aos especialistas e pesquisadores, nem tampouco aos seus familiares e amigos, somente com humildade você poderá colher bons conselhos, entre tantas outras coisas boas da vida. Enfim, não fuja de si mesmo(a), não adianta mudar de endereço, se você leva a mesma bagagem mental e psicológica! Enfrente os seus medos como alguém que detesta dentistas, mas que, na hora da dor, sabe que ele é o único que pode lhe ajudar!

Até a próxima,

coragem e fé!