B I N A

O Sistema Telebrás (Sistema Brasileiro de Telecomunicações), instituição de pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações, teve uma participação especial e muito importante para o Brasil.

O objetivo deste artigo e apenas apresentar um serviço (e um produto) e esclarecer que sua naturalidade e exclusivamente brasileira. E hoje conhecido e utilizado em todos os paises.

Trata-se do IDC ou seja Identificador de Chamadas ou Caller Id. Popularmente conhecido como BINA.

Foi estabelecido internacionalmente que em uma conexão ou ligação telefônica o usuário que origina a chamada e designado por A e o destinatário como B. E também quem paga pelo serviço e o assinante A. Dois usuários de rede, dependendo da conexão, podem ser tanto A como B.

Um pesquisador da Telebrás se deparou com esta situação na qual precisava identificar a origem da chamada, ou seja, o numero ou endereço do assinante A. Daí surgiu o nome B Identifica o Numero de A (BINA). E desenvolveu para isto uma solução que possibilitou as Centrais Telefônicas informarem ao assinante B o numero da origem ou de A .

Este serviço teve uma aceitação tão grande que praticamente obrigou a maioria das Operadoras dos Serviços de Telefonia a implantarem esta facilidade em suas respectivas Redes.

Entretanto, o referido funcionário não se preocupou com o registro ou a patente deste produto e durante anos recorreu a Justiça para que fosse reconhecido como o criador desta idéia. Conseguiu apenas parcialmente os direitos sobre esta invenção.

Hoje vários fabricantes produzem estes equipamentos e após a privatização das Telecomunicações ocorrida em 1998, tanto o serviço como o aparelho são acessíveis a maioria dos usuários de telefonia quer seja celular ou fixa. Sem considerar que muitas vezes os aparelhos já são projetados com esta facilidade.

Já se passaram aproximadamente 30 anos.