São Bento do Sul é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º15'01" sul e a uma longitude 49º22'43" oeste, estando a uma altitude de 838 metros. Segundo a contagem da população feita pelo IBGE em 2007, a cidade possui 78.545 habitantes.
 

História


A história de São Bento do Sul está ligada a história da Colônia Dona Francisca, empreendimento privado de colonização promovido pela Sociedade Colonizadora de 1849, em Hamburgo (Kolonizations Verein von 1849, in Hamburg), organizada na cidade portuária homônima, na Alemanha. Da colônia Dona Francisca evoluiram algumas extensões coloniais. A primeira dessas extensões seria a nova colonia às margens do rio São Bento, que evoluirá mais tarde para o município de São Bento do Sul.
Uma das figuras mais importantes na história de São Bento é Carl August Wunderwald 
, pioneiro agrimensor da Sociedade Colonizadora que explorou a região e concebeu a Estrada da Serra, , hoje Estrada Dona Francisca.



Economia

A economia de São Bento do Sul é essencialmente industrial. Uma parcela importante do parque industrial está relacionado à indústria moveleira (móveis de madeira), que exporta boa parte da produção(a cidade é a maior exportadora de móveis do Brasil). Embora ainda se considera que o pólo moveleiro da região seja o principal exportador de móveis do Brasil, o segmento passa por um período de descontinuidade e necessidade de reavaliação do modelo de inserção no mercado mundial, resultante da agressividade de eventual concorrência asiática e de países do leste europeu. Outros segmentos industriais importantes na economia local são: metalurgia de transformação (tubos e escapamentos), tecelagem e fiação, cerâmica, plásticos, indústrias de componentes para móveis e de máquinas para madeira, esses últimos em escala menor. Nesse contexto pode-se destacar as empresas "Condor", que tem presença importante na produção de escovas de dentes na América Latina, além de fabricar produtos nas linhas de beleza, higiene e limpeza e "Buddemeyer ", altamente conceituada na produção de toalhas de rosto e banho de alta qualidade no Brasil. Ambas exportam seus produtos para diversos países.

Geografia

São Bento do Sul está localizada no denominado planalto Norte de SC tendo sua situação limitante entre as longitudes 049º10’ e 049º27’W e as latitudes 26º08’ e 26º24’S. Limita-se diretamente com os municípios de Rio Negrinho  a oeste, Jaraguá do Sul a sudeste, Corupáa sul e sudeste, Campo Alegre a nordeste e o estado do Paraná a noroeste. A altitude em relação ao nível do mar é de 838,39 metros no centro da cidade, de acordo com a RN (referência de nível) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE  – localizado na Praça Getulio Vargas.
A altitude máxima nos limites do município é de 1110 metros, localizada a 049º15’W e 26º17’S, próximo às nascentes dos rios Natal, da Vargem e do denominado Ribeirão da Pedra Alta, na localidade de Rio Vermelho (Bechelbronn), de acordo com o levantamento planaltimétrico da Força Aérea Americana, de 1966, constante no mapa 2869/3 do IBGE 
.
A menor altitude registrada no mesmo mapa é de 100 metros no nível e às margens do rio Humboldt, na localidade de Bompland, divisa entre São Bento do Sul e Corupá, coordenadas 049º15’W e 26º23’S.

 

Clima


O clima é ameno, mas a distribuição de chuvas é irregular durante o ano, com registros pluviométricos médios de 1200 / 1600mm de precipitação anual, o déficit hídrico é nulo. Apesar de a isoterma ser relativamente baixa (16,3 °C como média anual) as temperaturas absolutas apresentam grandes contrastes pois chegam a ultrapassar 35°C positivos no verão no chamado Vale do Rio Natal, descendo a 5°C negativos nos campos altos do planalto no inverno, predominando, no entanto, valores médios entre 17 e 23°C durante o dia, na maior parte do ano.
 

Geomorfologia


A característica geográfica é de terreno extremamente acidentado, o que dificulta sobremaneira a prática da agricultura extensiva a grandes áreas, o que acabou por direcionar a economia do município ao modelo de atividade industrial, mas por outro lado pode contribuir grandemente para as práticas de lazer ecológico.
 

Meio ambiente


A cidade localiza-se em uma região de transição entre o complexo da Mata Atlântica, nas encostas da Serra do Mar e os campos de floresta sub-tropical de araucárias, tornando sua flora e fauna muito rica em número e variedade de espécies. A Mata Atlântica ou tropical de encosta, denominada Floresta Ombrófila Densa, é uma mata higrófila (que gosta de água) latifoliada (plantas de diversas espécies) que possui muitas espécies de árvores como cedro, embaúba, peroba, etc. além de palmitos e outros vegetais como xaxins, cipós, bromélias, musgos, etc. É dominante originalmente nos vales dos rios Natal, Humboldt e Floresta, enquanto no planalto se confunde com a mata de Araucárias formando o que se denomina Floresta Ombrófila Mista – de Araucaria e latifoliada, com ocorrência de alguns campos submontanos, caracteriza-se claramente uma zona de transição. Esses campos foram predominantes até tempos muito recentes, coisa de poucas centenas de anos, entre São Bento e Mafra. Essa formação vejetativa comprendia uma área que os geólogos denominam Formação Mafra e Formação Serra Alta do Grupo Geológico Itararé. Com a interferência humana com a colonização européia esses campos perderam muito de suas características substituídos que foram pela agricultura, pecuária e mais recentemente por áreas de reflorestamentos.
 

Geologia


formação geológica da região do planalto de São Bento do Sul vai de pré-cambriana (de idade incerta correspondente até 3/4 dos tempos geológicos em que se formaram as rochas e o chamado complexo cristalino brasileiro) até zonas de formação na era cenozóica de existência bem mais recente (a partir de formações do período carbonífero até o terciário e quaternário que ocorreu “apenas” entre 60 e 70 milhões de anos atrás). Esta era geológica corresponde aos tempos da origem da Serra do Mar, submersão da faixa litorânea e no falhamento da borda oriental do continente sul-americano; compreende a região de Rio Natal, Bechelbronn, Bonpland, Floresta e Ano Bom. A grande exuberância geológica e paisagística da Serra do Mar na região de São Bento do Sul é consequência deste falhamento. Os períodos quaternários recentes correspondem à formação dos sedimentos de várzeas (ex. Rio Banhados) e das planícies de inundação dos rios formando as bacias hidrográficas. Os depósitos de sedimentos fluviolacustres da bacia oriental secundária sul(rios que correm diretamente para o Atlântico pela Serra do Mar (ex. rios Humboldt, Natal etc.) também são considerados quaternários.


Casarão típico alemão


Pontos Turísticos

Estância climática de colonização européia. São Bento do Sul tem clima temperado e, no inverno a temperatura chega a ficar abaixo de 0o C., com as geadas formando belas paisagens, típicas das serras do sul. Construções em estilo alpino integram-se com o verde da cidade e sua gente. São Bento tem música e Festa o ano todo em seu Calendário. O centro da cidade respira progresso, mas não deixa de ser um recanto de paz e tranqüilidade. Paisagens bucólicas do interior, com sua vida serena, centenas de quedas d'água e misteriosas cavernas escondidas no meio da exuberante vegetação da Serra do Mar, possibilitam passeios inesquecíveis. Como se voltasse no tempo, os passeios Maria Fumaça resgatam gostosas lembranças dos passageiros da antiga locomotiva a vapor.

Morro da Igreja

Formação rochosa com 842 metros de altura, situado em Rio Natal, o Morro da Igreja é um convite à aventura. Local para a prática do montanhismo.

Parque 23 de Setembro

Com 19.000 metros quadrados de muito ar puro e situado no centro da cidade, o parque abriga a réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul (Casa do Imigrante), bem como a Gruta de Nossa Senhora de Montes Claros.

Braço Esquerdo

Local de rara beleza, ar puro, próprio à aventuras e momentos de contato com a natureza. A vegetação da Serra do Mar e um belo conjunto de cachoeiras com quedas que leva ao Vale Perdido, local com cachoeiras e uma piscina natural de águas cristalinas, fazem do Braço Esquerdo um paraíso a sua espera. 



Maria Fumaça a Ferrovia das Cachoeiras

O início do passeio em São Bento do Sul pela Ferrovia das Cachoeiras é a Estação de Serra Alta, com arquitetura da primeira década do século que um conjunto com as estações de Rio Vermelho e Rio Natal compõe o cenário histórico do transporte ferroviário em São Bento do Sul. Partindo da Estação Ferroviária de Serra Alta com destino à Corupá, são percorridos 44,8 km pelos trilhos, passando pelo interior do município através de paisagens rurais.
A principal atração do passeio está a meio caminho, na Serra do Mar, repleta de belezas naturais: cachoeiras, vegetação exuberante, ponte sobre vales e gargantas com diversos túneis. Já o saudosismo da centenária ferrovia compõe o cenário principal.

 

 

   
 Calçadão                                                    Museu Municipal Dr,Felipe M.Wolf
                                                                              

Arquivo histórico                                    Praça Getúlio Vargas                               



Parte Centro                                             Igreja Luterana



                               Schlachfest (Festa típica)                      
  
                                       
                               Musikfest - Festa das Nações
                                        

                                                  Parque das aves
                                                         


                                   Morro da igreja



Visite meu Blog: “Poeteiro de rua”
 
http://poeteiroderua.blogspot.com/