HISTÓRIA SEM FIM

HISTÓRIA SEM FIM

HISTÓRIA SEM FIM

Por William Pereira da Silva

Entra governo e sai governo e a educação é tratada da mesma forma, nunca é levada a sério por quem esta a frente do poder. É revoltante como a cada secretário na pasta da educação os fatos conhecidos através da imprensa demonstra o despreparo de quem a ocupa não dando a devida importância à educação do Rio Grande do Norte.

O promotor público, o mossoroense, Giovanni Rosado interveio recomendando ao Secretário Estadual de Educação, professor Hudson Brandão, a imediata suspensão de um contrato que faria a pasta pagar mais de três milhões de reais a um fornecedor de carteiras escolares. Ele constatou, in loco, que a empresa não tem a menor condição de fabricar os trinta mil moveis pactuados ( Roberto Guedes- 20/08/2006.).

A quem o secretário queria beneficiar com uma contratação sem a mínima condição de atender a demanda do serviço? Três milhões de reais poderiam ser jogados fora pela incompetência do secretário, dinheiro que poderia ter melhores finalidades se bem aplicados. Isto é um absurdo, parece que este povo do poder não entende a linguagem do bom senso, parece que este povo do poder está querendo uma revolta popular para entender e tratar os bens público com o devido respeito.

A sociedade reclama da violência, dos jovens tornando-se marginais, da baixa qualidade da educação deixando a sensação de uma HISTÓRIA SEM FIM para os problemas nacionais. Todos sabem da importância da educação para o desenvolvimento do País na quais os jovens têm nela o único meio de chegar a ter dias melhores. Toda Nação mesmo pós-guerra superou suas dificuldades investindo sem limites na educação do seu povo, temos agora a CHINA dando um exemplo ao mundo com seu crescimento econômico assustando a todos por verem em menos de vinte e cinco anos este país superar as maiores potências econômicas do mundo. No projeto de se transformar em superpotência investe pesado na formação de um exercito de cientista. É na revolução educacional acelerada que a China acompanha o ritmo alucinado do crescimento econômico. Saindo da revolução cultural em 1976 onde a educação passou a ser tratada como algo ruim levou o país a ter 60% de sua população analfabeta levando a miséria a milhões de chineses. Em apenas três décadas a China conseguiu levantar uma educação com um sistema de ensino eficiente tendo hoje duas Universidades entre as melhores do Mundo. Lá os professores são bons, os equipamentos modernos e os alunos comparáveis em comportamento aos de países desenvolvidos.

Estamos condenados a seguir o rumo contrário da história com esta casta de gente despreparada para o poder, levando a educação a níveis baixíssimos entre os estados brasileiros. Até quando o governo vai tratar a educação com uma coisa sem futuro, sem valor. Na propagando tudo é bonito, mas a realidade é triste e vulgar onde vemos escolas sucateadas, desmandos dos mais diversos sem uma mínima fiscalização. Como pode um subalterno agir corretamente se o dirigente Maximo age com ações suspeitas de fraudar o dinheiro público.

Toda mudança deve ter o exemplo vindo de cima de onde emana o poder, levando confiança a todos incentivando a moralidade a causa pública. A vergonha infelizmente não faz parte do vocabulário dos que estão no poder. Parece que teremos de romper com esta lógica, é preciso o exemplo vir da revolta popular para revolucionar a educação brasileira.

Mesmo com deficiências o ministério público consegue muitas vezes, por acaso, impedir certas atitudes absurdas como esta apresentada. É de suma importância à sociedade, a comunidade em geral juntamente com o ministério público agir fiscalizando tendo a coragem de denunciar esta e outras falcatruas existentes no meio educacional e que não são poucas. Para quem esta atento e pesquisa sabem que o poço da corrupção e o desvio das verbas da educação é muito profundo. Há verdadeiros esquemas armados somente usurpando o dinheiro destinados ao material escolar e as escolas, isso não é de hoje, tornou-se uma pratica corriqueira e absurdamente “normal” aceita por todos que deveriam não aceitar tais atitudes e circunstancias degradante aos cofres públicos.

Esquemas de Clientelismo, corrupção e práticas afins nas instituições públicas estatais, são patrocinadas diretamente por grupos plurais “integrativos” (segmentos sociais diversos: políticos – deputados arrivistas – empresários, técnicos de secretaria, grupos policiais clandestinos e certos setores do judiciário). Esta composição, forma “redes de trocas” organizados com capacidade de atuação de longa duração. Aliás, vale ressaltar que uma pratica ilícita só terá durabilidade no interior dos aparelhos de Estado quando ele for além de suas iniciativas pessoais isoladas.

Cada segmento que compõe a rede tem uma função especifica, cujos objetivos comuns são em primeiro lugar favorecer seus membros através de trocas recíprocas; o segundo objetivo é garantir a permanência da pratica sem maiores riscos para seus componentes. Este objetivo é garantido por grupos policiais clandestinos, pelo tribunal de Contas e setores do judiciário... O tribunal de contas não fiscaliza porque seus membros são indicados pelo governador... Com efeito, pode-se inferir que tanto o Tribunal de Contas do estado como a Assembléia Legislativa apenas referendam o que já vem manipulado pelo executivo estadual... Em relação ao judiciário a situação não é diferente, conjunturalmente, a conivência com administrações neopatrimoniais é um dos seus principais traços, embora devamos ressaltar que do ponto de vista legal esta não seja sua função institucional. (ANDRADE, 2005:183-184).

Temos, todos, de criar mecanismo de combate aos atos bizarros cometidos contra a educação no nosso estado para quebrar essa hegemonia da corruptela no meio educacional norte-rio-grandense ou estaremos condenados a uma HISTORIA SEM FIM das mazelas na educação

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 05/10/2008
Código do texto: T1212364