OS QUE PENSAM SER...
DEUS, o Grande Arquiteto do Universo, em sua infinita sabedoria, ofereceu ao homem a possibilidade de conviver fraternalmente entre si, sendo assim chamados "filhos de DEUS"; satanás, por sua vez, criou a dúvida e a presunção. DEUS ofereceu ao homem a chance de se entender e se unir em diversos empreendimentos; satanás criou a divisão dos homens em classes, deu a eles a idéia de grandeza, de superioridade, e o homem começou a exercitar seu egoísmo.
De fato, o ser humano gosta de acreditar que faz parte de algo maior, muitas das vezes até maior do que verdadeiramente o é. Egoista por consequência de seu débil entendimento espiritual, começa a acreditar que tudo o que possui, ou do que faz parte é o mais importante, o melhor, o verdadeiro, o mais desejável, e por ai vão as elocubrações megalomaníacas...
No futebol, seu time é melhor; no trabalho, sua função é mais importante; nos negócios, somente os seu é o que oferece melhores garantias, soluções mais eficientes, maior praticidade, comodidade, e outras "dades" que conhecemos. Incrível que em muitas circunstâncias não pense com superioridade com relação a sua mulher, pois a outra é sempre melhor;aos seus bens, pois inveja os bens alheios, e etc.
Mas no campo das organizações humanas, que se dizem a serviço da Grande Obra, aí encontramos as maiores demonstrações de inferioridade de espírito. E com tamanho desequilíbrio se apresentam, que fogem completamente da essência dos princípios que as motivou e começam a criar regras de costume absurdas e imbecilizantes: é o poder que o homem quer exercitar sobre outros homens. Como disse, muitos desejam acreditar que fazem parte de algo maior, de algo extraordinário, e como vestir uma capa vermelha e tentar voar, poderia parecer ridículo, então começam a observar as pequeninas coisas que possuem e as substituem pelos valores que de que são carentes. É como tentar tapar sua nudez moral, com véus transparentes.
O ser cujo espírito migrou de esferas mais tacanhas, começa por atribuir-se poderes supra-humanos, com relação a moralidade, a ética, aos costumes, a vida; e de tal forma é a sua esquizofrenia, que parece habitar um universo paralelo, onde dispõe da outorga do seu deuzinho particular (o pequeno ou micro arquiteto do universo), para empreender as cruzadas mais bizarras, em favor da anti-causa e a soldo do desequilíbrio.
Que se dêem importância a suas coisas, aos seus amigos, as suas profissões e as organizações a que pertencem, acredito que seja uma correta manifestação do orgulho de "ser" determinada coisa e agir segundo seus princípios, não como muitos ignorantes fazem, de "estar" em determinada coisa e, por não entenderem seu propósito real, enveredarem pelos mais diversos caminhos que conduzem à escuridão. Fazendo como Pedro Pedreira, e não desejando ser cético, que me apresentem os documentos devidamente lavrados pelo cartório celestial, onde tenham sido apostas as assinaturas de DEUS, como Outorgante, JESUS e o Espírito Santo como Testemunhas, ou me apresentem Documento que o valha.
Se assim não o fizerem, pelo menos permitam-se não cair no ridículo de serem mau visto pelo que parecem ser, mas na verdade, jamais o serão.