“ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA”
Objetivo: Verificar definições, tipologias e classificações de pesquisa científica evidenciando sua importância sob o ponto de vista social.
1. CONCEITO
Através de citações de alguns autores pode-se analisar pesquisa científica como:
“A realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e regida de acordo com as metodologias consagradas pela ciência.” JOÃO ALVARO RUIZ (1991, P.48)
“Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.” GIL (1987 a, p.19)
“Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” CERVO e BERVIAN (1983, p.50)
SALOMON (1977, p 135), afirma que “... uma atividade é denominada científica quando produz ciência ou dela deriva; ou acompanha seu modelo de tratamento.”
A atividade de pesquisa para ser considerada científica precisa, em sua totalidade, obedecer a uma metodologia de planejamento e desenvolvimento regida por regras que a direcionem na busca de soluções e/ou contribuições dentro do problema proposto pelo estudo.
Tem como requisito básico o planejamento e emprego de uma metodologia adequada.
2. FINALIDADES DE UMA ATIVIDADE CIENTÍFICA
Como vimos anteriormente, essas atividades são de fundamental importância pois visam contribuir com a ciência ou produzi-la de fato.
Atividades que exercem um papel fundamental para o desenvolvimento, crescimento da sociedade, visto que produzem ciência quando trazem novos assuntos, temas que ainda não tenham sido explorados e que também colaboram eficazmente com a ciência, quando em novas pesquisas, descobrem novos olhares e propõem novas abordagens sobre assuntos já existentes, dando um outro enfoque, gerando novas descobertas, soluções e conquistas.
Atividades científicas e suas finalidades:
• Aquisição de conhecimentos : Ciência pura - descobrir a teoria dos fatos;
• Aplicações práticas: Ciências práticas – concretização
• Colaboração com o progresso da ciência: Ciências aplicadas – novas descobertas, novas conquistas;
• Aplicação de conhecimentos científicos para solucionar problemas – Ciências aplicadas e Tecnológicas.
3. TIPOLOGIA E CLASSIFICAÇÕES
Diante da variedade de direcionamentos das pesquisas científicas, faz-se necessário classificá-las quanto a seu gênero, natureza, objetivos de pesquisa.
Por gênero:
• Pesquisa Teórica: estuda teorias;
• Pesquisa Metodológica: ocupa-se dos modos de se fazer ciência;
• Pesquisa Empírica: codifica a realidade social;
• Pesquisa Prática: voltada para intervir na realidade social. (ação)
Quanto à natureza:
• Trabalho Original: pesquisa realizada pela primeira vez, contribui para a evolução do conhecimento em determinada área da ciência.
• Resumo: fundamentado em trabalhos mais avançados, análise e interpretação dos fatos estudados sob um enfoque original.
Quanto aos objetivos:
• Pesquisa Exploratória: proporciona maiores informações sobre o assunto que investiga; objetivos fixados; formula hipóteses; visa descobrir um novo enfoque para o assunto; estabelece critérios a serem adotados com métodos e técnicas adequadas.
• Pesquisa Descritiva: observação; registro; análise de fatos. Classificação, interpretação; pesquisador não interfere, apenas estuda os fenômenos e não os manipula. Desenvolvida nas ciências humanas e sociais.
• Pesquisa Explicativa: assemelha-se com a descritiva; porém mais complexa. Registra; analisa; classifica e interpreta os fenômenos. Procura identificar os fatores determinantes, aprofunda conhecimentos e ocupa-se em procurar saber o “porquê” das coisas. Seus resultados fundamentam o conhecimento científico.
Quanto aos procedimentos:
• Maneira pela qual se obtém os dados necessários para a elaboração da pesquisa, permitindo distinguir as pesquisas de “campo” e as pesquisas de “papel”.
Campo é o local da ocorrência dos fatos bibliográfica ou documental são as fontes de papel.
Ainda dentro de procedimentos, temos os métodos e as técnicas.
Métodos são procedimentos gerais, extensivos às diversas áreas do conhecimento, é o caminho que se percorre para a obtenção do conhecimento.
Caminhos percorridos pelo homem :
1. Consciência do mundo exterior;
2. Questiona-se, interroga-se;
3. Impulso “QUERER SABER”;
4. Vontade de “SABER FAZER”;
5. Descobrir caminhos;
6. Surge a necessidade do Método.
Técnicas são procedimentos mais específicos, em determinada área do conhecimento.
4. DESCARTES E O DISCURSO DO MÉTODO
O pensador e filósofo francês RENÉ DESCARTES (1596-1650), no Discurso do método, formaliza as idéias básicas dos métodos científicos de pesquisa. Diz que a percepção que se têm das coisas que nos cercam é falha, pode levar a enganos. Ex: Uma estátua enorme no alto de uma torre, parece pequena(idéia clara e distinta). A dúvida torna-se o principal ponto de partida para a obtenção do conhecimento.
Método Cartesiano:
• Invenção
• Descoberta
• Deve estar livre de idéias preconcebidas
• Não se limita ao que já é conhecido
• Dois caminhos para se chegar à verdade: Intuição – ato do entendimento; Dedução – nova intuição, com base nas duas anteriores (raciocínio silogístico)
• Descartes dispensa a lógica formal, por outro lado considera a precipitação e a prevenção como procedimento científico.
Precipitação: Julgar sem ser alcançado a evidência, pressa excessiva na busca da verdade.
Prevenção: Persistências nos preconceitos, que são considerados verdadeiros, sem terem passado pelo critério da evidência.
VERDADE = EVIDÊNCIA
RACIOCÍNIO - CONCLUSÕES VERDADEIRAS
LAFRANGE (1962, P.18), diz que “Enumerar, ordenar e simplificar, dividir, são movimentos que se compenetram no decorrer da investigação científica. Regidos pela idéia clara e distinta.”
Idéias podem ser claras sem serem distintas. A idéia clara é distinta quando não existe em função das lembranças, quando tem suas origens na intuição e na dedução.
Raciocínio dedutivo: É o caminho das conseqüências, do geral para o particular. O raciocínio faz-se da causa para o efeito.
Ex:
Todo homem é mortal – GERAL
João é homem – PARTICULAR
Logo, João é mortal. – CONCLUSÃO
Indução: Percorre o caminho inverso. Do particular para o geral. Suas etapas são: Observação, hipótese, experimentação, comparação, abtração, generalização.
Ex:
O calor dilata o ferro – PARTICULAR
O calor dilata o cobre – PARTICULAR
O ferro e o cobre são metais, logo o calor dilata os metais. - GERAL
Para referências bibliográficas:
elinefcastro@hotmail.com