“ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA”

Objetivo: Verificar definições, tipologias e classificações de pesquisa científica evidenciando sua importância sob o ponto de vista social.

1. CONCEITO

Através de citações de alguns autores pode-se analisar pesquisa científica como:

“A realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e regida de acordo com as metodologias consagradas pela ciência.” JOÃO ALVARO RUIZ (1991, P.48)

“Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.” GIL (1987 a, p.19)

“Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” CERVO e BERVIAN (1983, p.50)

SALOMON (1977, p 135), afirma que “... uma atividade é denominada científica quando produz ciência ou dela deriva; ou acompanha seu modelo de tratamento.”

A atividade de pesquisa para ser considerada científica precisa, em sua totalidade, obedecer a uma metodologia de planejamento e desenvolvimento regida por regras que a direcionem na busca de soluções e/ou contribuições dentro do problema proposto pelo estudo.

Tem como requisito básico o planejamento e emprego de uma metodologia adequada.

2. FINALIDADES DE UMA ATIVIDADE CIENTÍFICA

Como vimos anteriormente, essas atividades são de fundamental importância pois visam contribuir com a ciência ou produzi-la de fato.

Atividades que exercem um papel fundamental para o desenvolvimento, crescimento da sociedade, visto que produzem ciência quando trazem novos assuntos, temas que ainda não tenham sido explorados e que também colaboram eficazmente com a ciência, quando em novas pesquisas, descobrem novos olhares e propõem novas abordagens sobre assuntos já existentes, dando um outro enfoque, gerando novas descobertas, soluções e conquistas.

Atividades científicas e suas finalidades:

• Aquisição de conhecimentos : Ciência pura - descobrir a teoria dos fatos;

• Aplicações práticas: Ciências práticas – concretização

• Colaboração com o progresso da ciência: Ciências aplicadas – novas descobertas, novas conquistas;

• Aplicação de conhecimentos científicos para solucionar problemas – Ciências aplicadas e Tecnológicas.

3. TIPOLOGIA E CLASSIFICAÇÕES

Diante da variedade de direcionamentos das pesquisas científicas, faz-se necessário classificá-las quanto a seu gênero, natureza, objetivos de pesquisa.

Por gênero:

• Pesquisa Teórica: estuda teorias;

• Pesquisa Metodológica: ocupa-se dos modos de se fazer ciência;

• Pesquisa Empírica: codifica a realidade social;

• Pesquisa Prática: voltada para intervir na realidade social. (ação)

Quanto à natureza:

• Trabalho Original: pesquisa realizada pela primeira vez, contribui para a evolução do conhecimento em determinada área da ciência.

• Resumo: fundamentado em trabalhos mais avançados, análise e interpretação dos fatos estudados sob um enfoque original.

Quanto aos objetivos:

• Pesquisa Exploratória: proporciona maiores informações sobre o assunto que investiga; objetivos fixados; formula hipóteses; visa descobrir um novo enfoque para o assunto; estabelece critérios a serem adotados com métodos e técnicas adequadas.

• Pesquisa Descritiva: observação; registro; análise de fatos. Classificação, interpretação; pesquisador não interfere, apenas estuda os fenômenos e não os manipula. Desenvolvida nas ciências humanas e sociais.

• Pesquisa Explicativa: assemelha-se com a descritiva; porém mais complexa. Registra; analisa; classifica e interpreta os fenômenos. Procura identificar os fatores determinantes, aprofunda conhecimentos e ocupa-se em procurar saber o “porquê” das coisas. Seus resultados fundamentam o conhecimento científico.

Quanto aos procedimentos:

• Maneira pela qual se obtém os dados necessários para a elaboração da pesquisa, permitindo distinguir as pesquisas de “campo” e as pesquisas de “papel”.

Campo é o local da ocorrência dos fatos bibliográfica ou documental são as fontes de papel.

Ainda dentro de procedimentos, temos os métodos e as técnicas.

Métodos são procedimentos gerais, extensivos às diversas áreas do conhecimento, é o caminho que se percorre para a obtenção do conhecimento.

Caminhos percorridos pelo homem :

1. Consciência do mundo exterior;

2. Questiona-se, interroga-se;

3. Impulso “QUERER SABER”;

4. Vontade de “SABER FAZER”;

5. Descobrir caminhos;

6. Surge a necessidade do Método.

Técnicas são procedimentos mais específicos, em determinada área do conhecimento.

4. DESCARTES E O DISCURSO DO MÉTODO

O pensador e filósofo francês RENÉ DESCARTES (1596-1650), no Discurso do método, formaliza as idéias básicas dos métodos científicos de pesquisa. Diz que a percepção que se têm das coisas que nos cercam é falha, pode levar a enganos. Ex: Uma estátua enorme no alto de uma torre, parece pequena(idéia clara e distinta). A dúvida torna-se o principal ponto de partida para a obtenção do conhecimento.

Método Cartesiano:

• Invenção

• Descoberta

• Deve estar livre de idéias preconcebidas

• Não se limita ao que já é conhecido

• Dois caminhos para se chegar à verdade: Intuição – ato do entendimento; Dedução – nova intuição, com base nas duas anteriores (raciocínio silogístico)

• Descartes dispensa a lógica formal, por outro lado considera a precipitação e a prevenção como procedimento científico.

Precipitação: Julgar sem ser alcançado a evidência, pressa excessiva na busca da verdade.

Prevenção: Persistências nos preconceitos, que são considerados verdadeiros, sem terem passado pelo critério da evidência.

VERDADE = EVIDÊNCIA

RACIOCÍNIO - CONCLUSÕES VERDADEIRAS

LAFRANGE (1962, P.18), diz que “Enumerar, ordenar e simplificar, dividir, são movimentos que se compenetram no decorrer da investigação científica. Regidos pela idéia clara e distinta.”

Idéias podem ser claras sem serem distintas. A idéia clara é distinta quando não existe em função das lembranças, quando tem suas origens na intuição e na dedução.

Raciocínio dedutivo: É o caminho das conseqüências, do geral para o particular. O raciocínio faz-se da causa para o efeito.

Ex:

Todo homem é mortal – GERAL

João é homem – PARTICULAR

Logo, João é mortal. – CONCLUSÃO

Indução: Percorre o caminho inverso. Do particular para o geral. Suas etapas são: Observação, hipótese, experimentação, comparação, abtração, generalização.

Ex:

O calor dilata o ferro – PARTICULAR

O calor dilata o cobre – PARTICULAR

O ferro e o cobre são metais, logo o calor dilata os metais. - GERAL

Para referências bibliográficas:

elinefcastro@hotmail.com

Eline Castro
Enviado por Eline Castro em 04/10/2008
Reeditado em 04/10/2008
Código do texto: T1211389
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