DO LIMÃO AO SÃO JOÃO
Córrego de minguado porte, o Limão nasce em um pequeno capão de altas pindaibas, logo depois do que hoje é uma área de casas populares. Dai seguindo-se pela linha do bananal, logo iremos ganhar as terras planas da fazenda Retirinho, onde moram sua proprietária, Dona Maria do Carmo e o seu filho, o esteio de aroeira que sózinho faz a criação de gado funcionar. Já demoramos de mais na fazenda Retirinho. Agora vamos descer estrada abaixo até atingir o Bonsucesso, um regato rodeado por pequenas propriedades. Logo acima tem os escombros de uma estaçãozinha ferroviária a Itaguauna , que no passado foi ponto de embarque de gado.
Ainda pela estrada do bananal logo chegaremos nos Candinhos, lugar assim chamado, por que alí moravam os membros da familia Candinho, lugar bonito, de topografia elevada. Sem nunca largar a estrada do bananal logo chegaremos no Campestre, bairro rural no mesmo nível de altitude dos Candinhos, bairro que abriga fazendas com a Xapurí e outras tantas de diversos tamanhos e funcões. Do lado direito desta linha, no sentido que estamos seguindo, o que predomina atualmente são os extensos canaviais. Mas o que nos interessa aqui é o seu lado esquerdo, e por ele descendo iremos chegar a um lugar de topografia igualmente elevada mas onde todas as fazendas quase que indistintamente recebem o nome de fazenda São João. Em todas se planta e se tira leite. A meio caminho entre a linha do bananal e a MG 050 tem o bairro rural do Pau d' alho onde a todos os anos realiza-se a animada festa de Nossa Senhora Aparecida.
Saindo daí, logo iremos ganhar as pastagens da cava funda, com a fazenda Barra Mansa e outras tantas. O proximo bairro e o cafundó, onde predomina a familia Borges aí se planta pequenas roças e se cria pequenas manadas de gado de corte.
Nossa próxima parada é a ponte do Rio São João com sua importância exclusivamente turística, aí queremos destacar a área de ranchos com seus animados fins- de- semanas. Teríamos muita coisa mais a narrar se descêssemos a estrada do Marimbondo abaixo, mas por hoje ficaremos por aquí.