VARGEDO, GURDURINHA E SÃO PEDRO DA COLINA
Nesta povoada mas pequena região, quase toda coberta de canaviais. Com excessão da orla do lago, onde são frequentes os ranchos de pescas e alguns restaurantes que ocupam antigas sedes de tradicionais fazendas de gado; a exemplo de São Pedro da Colina, em cujas adjascências ficavam o " O BACO LERÊ" e as "CASAS SÊCAS".
Logo mais adiante fica o Gordurinha onde se concentram o maior número dos já referidos ranchos. É aí neste sítio aprazível que a todos os fins de semana, como diz a peãozada, " o pau cai a fôia", "a Jiripoca pia" ou "Manguaça rola morro a baixa". Mas como nem só de manguaça vivem os homens e as mulheres , tem muitos que aí vão com o único objetivo de pescar. E quase todos conseguem trazer para casa alguma coisinha, ou então, comer o que se pescou, alí mesmo à margem do belo lago.
Mais adiante fica o austero e tradicional vargedo, com suas fazendas de porte médio. Ali, o ponto de pesca mais buscado é a barra da conquista, pois é nesse lugar que os peixes maiores caçam os menores.