O JOGO DE XADREZ E MUDANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR

O JOGO DE XADREZ E MUDANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR

POR WILLIAM PEREIRA DA SILVA

A difícil tarefa do professor da rede pública de ensino de inovar e tentar tirar do marasmo, da mesmice e implementar mudanças nas metodologias aplicadas ao ensino-aprendizagem e no funcionamento geral nas escolas tira a ética e a paciência de qualquer ser humano. Refiro-me as diversas tentativas de mudanças que tenho lançado dentro do contexto geral da Escola Estadual Jerônimo Rosado. É algo parecido como você andar dez passos à frente e 20 para trás, a incompetência tomou de conta, ninguém ousa em ousar e mudar o triste cenário instalado, aproxima-se do caos, a síndrome da desistência encarnou em definitivo na alma de todos(Escapam pouquíssimos professores). Nesta perspectiva os maiores prejudicados são os alunos que perdem tempo e passam a assimilar a incompetência do corpo administrativo das escolas. Se o professor chega atrasado, não ocupa seu aluno na sala de aula, a cada mudança de aula demora ir para outra turma criando mini intervalos, não trás conteúdos novos, abandona a sala sem motivos, é evidente que o aluno irá procurar estímulos em outros meios que são oferecidos como um clube de xadrez (È a lógica, se ele não encontra estímulos bons em sala de aula, vai procurar noutro lugar). Se a aula termina às 11:00 horas e às 10:30 h. não se encontra quase ninguém na escola. A supervisão não incentiva nem dá o apoio aos projetos dos professores, a maior parte do tempo é sentada resolvendo só a parte burocrática. A coordenação age como "barata tonta", aos gritos, com auxílio de asg's sem o mínimo preparo técnico, tenta impor uma disciplina que jamais será aceita pelos alunos. A direção é omissa na maioria dos casos. Como vamos educar cidadãos se não damos exemplos de disciplina, perseverança?

O contexto atual exige uma mudança radical de atitudes e valores de diretores, supervisores, coordenadores, professores e funcionários só assim terão como exigir do alunado disciplina e mudar o péssimo funcionamento existente. Não se deve só pensar em mudar, todos tem de agir em conjunto, planejando estratégias diferentes e mudando os métodos experimentados e a cada fracasso re-planejar até chegar a um denominador comum.

Lancei um PROJETO DE XADREZ ESCOLAR na Escola Estadual Jerônimo Rosado que tem por objetivo envolver a todos no intuito de mudar um pouco a concepção no processo ensino-aprendizagem e tendo a certeza pela experiência adquirida nos últimos dez anos através da pratica do dia-a-dia e pesquisas realizadas em livros, jornais, revistas e na internet que se houver o envolvimento de todos os segmentos neste projeto, haveria uma mudança drástica no funcionamento geral da escola. Muitas escolas no Brasil tiveram sucesso nos projetos implantados de xadrez escolar, (Pesquisem e vejam que é grande o número de escolas em todo Brasil) algumas receberam prêmios vultuosos no valor de R$ 30.000,00 (Trinta Mil reais), cito como exemplo a Escola Santa Maria do distrito Federal, que em programa da tv escola apresentada no dia 27 de abril de 2005 às 16:00 horas demonstrou ser possível mudanças com projetos como este que envolveu mais de dois mil alunos, disciplinas de matemática, arte (Elaborou e executou oficinas de material reciclável criando peças e tabuleiros de xadrez alternativos), educação física e física. Eles começaram apenas com material reciclável e conseguiram com o prêmio ajudar a escola desde a estrutura física como em material didático e hoje possui um clube de xadrez com todo material oficial do xadrez, desde mesas, cadeiras, relógios peças e tabuleiros e uma sala bastante confortável. Tudo isto porque acreditaram que é possível mudar, E TODOS ACREDITARAM NO PROJETO DO PROFESSOR.

A concepção de quem não conhece O XADREZ é que o jogo é apenas um tabuleiro e peças e duas pessoas passando o tempo, é pura falta de conhecimento do MUNDO DO XADREZ que possui um vasto campo de atuação e é rico em atividades em vários sentidos.

O alto valor pedagógico do jogo de xadrez foi comprovado cientificamente pelo professor CHARLES PARTOS, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça). Segundo ele as práticas constantes do xadrez agregam um alto valor pedagógico na perspectiva cognitivista e comprovadamente desenvolve:

§ A Atenção e a concentração

§ O julgamento e o planejamento

§ A imaginação e a antecipação

§ Memória

§ Vontade de vencer

§ A paciência e o autocontrole

§ O espírito de decisão e a coragem

§ A lógica matemática

§ O raciocínio analítico e sintético

§ A criatividade

§ A inteligência

§ A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

O jogo do xadrez foi recentemente (1999) reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade esportiva e para isto foi necessários pesquisas e teste para comprovar que num torneio de XADREZ RELÂMPAGO uma pessoa poderia chegar a batimentos cardíacos igual à de um corredor. Então podemos dizer que o xadrez desenvolve não só o cognitivo, mas também o motor, ajudando também consideravelmente crianças na sua coordenação motora óculo-manual.

Muito mais poderia ser esclarecido sobre o mundo do xadrez, mas deixo para todos o incentivo a pesquisa e clamar pelo envolvimento neste projeto tão rico e promissor e que sirva de exemplo não só a Escola Estadual Jerônimo Rosado e sim a todas as escolas públicas de Mossoró que é o objetivo maior deste projeto de xadrez escolar.

Finalizo citando que o Xadrez como arte é a expressão da criatividade humana, como jogo um passatempo e um meio de aproximação social. Tudo isso não é pouca coisa: em seu tempo, o escritor Franz Kafka(1883-1924) lamentava que o ser humano estivesse sendo anulado cada vez mais pela técnica, por seus próprios conhecimento e por sua preparação: " Somos mais objetos, mais coisas que criatura vivas", disse.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 03/10/2008
Código do texto: T1209143