É POSSIVEL MUDAR
É POSSIVEL MUDAR
WILLIAM PEREIRA DA SILVA
E-MAIL - wilpersil2003@yahoo.com.br
Nas minhas andanças pelas escolas públicas com o meu projeto de xadrez escolar em que apresento oficinas de xadrez às vezes me deparo com novidades que algum professor implementa em sua escola e que são atividades simples, mas com grandes resultados e benefícios para os alunos.
Na Escola Estadual Everton Cortez, presenciei nos intervalos no turno matutino (Recreio para crianças), que os alunos tinham uma ocupação durante este período em que ficavam fora de sala de aula. Uma criança levava cordas, outra bolas, mais uma corria com uns jogos de salão nas mãos, alguns meninos levavam um som, outros formavam grupos de capoeira e qual minha surpresa todos começaram a praticar as atividades sem ser orientados por nenhum professor. Curioso interroguei o professor de educação Física Manoel Moura, o porquê de estes alunos agirem desta forma tão ordeira, espontânea e divertida. Então o professor relatou para mim que tudo aquilo era um projeto dele e da Professora Lucia Helena.
O projeto consiste em criar um banco de material esportivo e de jogos de salão e em cada sala escolhe um monitor, (um aluno previamente selecionado pelos professores de sala de aula ou pelos próprios colegas para ser O MONITOR da turma). Estes alunos instruídos pelos professores de Educação Física e de outras disciplinas são orientados a procurar o banco de material, escolher um objeto, seja bola, corda, jogos de salão(Dama, xadrez, banco imobiliário, baralho, dominó...), aparelho de som, bastões, bambolê, etc, fazer o empréstimo e no final dos intervalos devolver o material.
Observei que as crianças ficavam bem mais calmas e não se via brincadeiras de corre-corre desenfreado, simulações de brigas, crianças subindo em paredes altas, todos se envolviam com um tipo de atividade formando grupos interativos e tudo acontecia naturalmente sem nenhuma ocorrência.
Projetos como este precisam ser valorizados e implementado em todas as escolas públicas para beneficiar crianças e adolescentes dando oportunidade de ocupar o tempo ocioso evitando assim dar espaço e tempo para os alunos depredarem e ficar fazendo molecagens durante os intervalos existentes durante as aulas.
Seguindo o exemplo da Escola Estadual Everton Cortez, criei um projeto na Escola Estadual Jerônimo Rosado com o título LAZER NA ESCOLA, apenas sendo feita algumas alterações, mas sem tirar o sentido do projeto original do Professor Manoel Moura e da Professora Lucia Helena, apresentei a Direção, a supervisão, a coordenação e aos professores e por enquanto espero o envolvimento de todos para aplicar o projeto.
No projeto os alunos utilizariam os meios que a escola oferece como: clube de xadrez, Sala de vídeo, Ginásio de esporte, biblioteca, sala de ginástica, laboratório de informática, auditório, áreas livres, pátios e cantina, para desenvolver atividades diversas como assistir filmes em vídeos, jogar xadrez e damas, utilizar a internet com atividades de lazer, jogar bola, ouvir músicas, dançar, enfim utilizar material e locais para ocupar seu tempo ocioso e ter ocupação em forma de entretenimento, lazer e recreação. Neste meu projeto haveria uma grande campanha com os professores alunos e funcionários para arrecadar material que não é mais utilizado em casa e juntamente com o material adquirido pela direção criar um grande banco de empréstimo para utilização dos alunos. Na fase inicial executaríamos somente no turno matutino de 5ª a 8ª séries e de acordo com aceitação e organização dos alunos, seria estendidos as outras séries do ensino médio.
Tenho consciência que muito pode ser feito para melhorar a escola pública basta o envolvimento e a compreensão daqueles que só aprenderam a dizer não.
TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS, QUANDO SUSTENTADAS POR SONHOS E VALORES CONSISTENTES.