O Belo Mundo Dos Poetas
Magnífico destino têem os que são capazes de exprimir coisas inesquecíveis; como todos os grandes escritores de todos países que nos legaram livros belíssimos ,lidos com prazer e admiração através dos séculos. Alguns desses são em versos , dos quais não raro ficam na nossa memória. A poesia é mais fácil de guardar do que a linguagen comum, ou seja , a prosa. Há milhares de lindas poesias que todos devem ler. Quem as desconhecem não sabe e não avalia integralmente o prazer da leitura. Os verdadeiros poemas e os poetas encantam-nos, ajudam-nos a ser bons, felizes e cheios de esperança . Suas palavras soam como se fossem música .
A POESIA, MÚSICA DAS PALAVRAS :- sáo duas as maneiras de expressarmos idéias ou sentimentos . E também de descrever lugares, coisas ou acontecimentos. Os grandes escritores sabem como usar a palavra e com elas nos entregar textos harmoniosos, interessantes , com o cuidado milimetrado de colocar as palavras na frase : é a PROSA.
Mas a outra forma de escrever é tão especial , pois as palavras soam com mais encanto. Aí as palvars soam tão suavemente que nos dão a impressão acentuada de música. Assim, nos conduz para um mundo diferente : é a POESIA. Aprendi que um grande poeta alemão , Schiller* definiu a poesia como sendo " a força que age de maneira divina e inapreendida , além e acima da consciência " . A Prosa deve ser clara , explícita, real e precisa. A POESIA é incomum e interpretativa. A PROSA tem formas e preceitos regulares . A POESIA tem liberdade de expressão e criação. Malherbe * comparou a prosa à marcha e a poesia à dança . Bem, seja como for , tanto a prosa como a poesia é uma arte . Uma arte que sai de nossas entranhas , como uma faca, cuja ponta afiada rebisca os mais belos sentimentos. Seja com a prosa que nos carrega a viagens maravilhosas , seja com a poesia que em um tapete de relva , verde e ornado de folhas , ampara a cabeça daquele que embevecido olha para um verso como se fosse um tesouro recentemente encontrado.
Eu, não sou poeta, infelizmente. Contudo amo a poesia. E esta é a minha maneira de homenagear todos os poetas do mundo, mas em ESPECIAL , os poetas do Recanto que , derramam versos dos mais variados tipos, brilhantes , saboroso , diariamente , sobre nossa sensibilidade. E, de graça... Parabéns letristas...amantes do poema .
* Schiller (1759-1805)-poeta, dramaturgo,filósofo, historiador. Juntamente com Goethe foi um dos líderes do movimento romântico.
*Malherbe (1555-1628)-poeta francês . Foi um grande crítico da linguagem poética.