QUAL A SUA IDADE VERDADEIRA?

QUAL A SUA IDADE VERDADEIRA?

Há pessoas que não gostam de dizer a idade pra ninguém, enquanto outras fazem questão de falar. As últimas geralmente têm a idade biológica (física/mental) menor que a cronológica (de nascimento). Pode uma pessoa com 50 anos viver como uma de 30 anos, desde que adote um estilo de vida saudável, incluindo uma boa alimentação, exercícios diários e um bom relacionamento. Enquanto que, se a mesma não cuidar da saúde, poderá aparentar ter 60 anos.

Hoje em dia, embora existindo tantos recursos, muitas pessoas ainda não estão cuidando bem do próprio corpo: come-se demais, bebe-se demais, fica-se estressado demais, enquanto se dorme menos e não se faz exercícios. Médicos de todo o mundo estão sempre falando que hábitos saudáveis nos fazem viver mais e melhor. A prova está para todos nós. Lembra-se da Dona Maria do Carmo Jerônimo, a mineira de 126 anos que entrou para o Guinness Book como a mulher mais velha? Suas condições físicas e psíquicas causaram admiração aos médicos do INCOR por aparentar ter 40 anos a menos da sua idade cronológica.

O IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que a expectativa de vida do brasileiro cresceu 2,6 anos. No censo de 2000, foram encontrados entre 170 milhões de brasileiros 24.576 pessoas com mais de 100 anos, enquanto que em 1991 o número era de 13 mil, ou seja, quase dobrou em 9 anos. Isso tem uma resposta, é que a ciência evoluiu; as cidades em geral têm saneamento básico, ainda temos os melhores alimentos no mundo, além do principal, que é o interesse das pessoas em cuidar da saúde; e das empresas em promoverem palestras de conscientização sobre qualidade de vida.

Como terapeuta, procuro observar as pessoas, através de uma visão como um todo, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Nunca deveríamos batalhar contra o tempo cronológico registrado na certidão de nascimento, mas, sim, seguir um programa de estilo de vida para evitar o processo de envelhecimento precoce.

Médicos do Brigham and Women’s Hospital, de Boston, nos Estados Unidos, acompanharam durante 60 anos um grupo de pessoas, e concluíram que os hábitos contribuem para uma vida mais longa e feliz. Portanto, siga as dicas dos próximos artigos, e verá os resultados, que além de sentir no seu corpo, também sentirá na mente; e as pessoas irão confirmar isso, dizendo que você parece ser mais jovem.

www.edremigio.com.br