Sexualidade

SEXUALIDADE

O Estudo da Sexualidade deve ser visualizado como conseqüência construtiva para o ajustamento da pessoa, evitando sentimentos de angústia, de culpa e medo da punição. Assim, a visão holística favorece a saúde como um todo e o próprio processo de aprendizagem. Abordar sexualidade apenas no campo físico, é restringir o conhecimento e atenuar os problemas.

A visão holística abrange além do campo físico, o moral, o psicológico e o espiritual, facilitando o processo de entendimento e das formas terapêuticas de resolvê-los, interrompendo o ciclo.

O principal objetivo do Estudo da Sexualidade é despertar a Responsabilidade Sexual, revertendo a inversão dos valores, ou seja, da poluição sexual para os princípios reflexivos da prática sexual afetiva, sem constrangimento de qualquer natureza.

O Estudo de Sexualidade deverá conduzir à igual responsabilidade entre os sexos, analisando, permitindo e defendendo as diferenças.

A proposta pedagógica é preventiva, pois uma criança que tenha na base de formação as informações verdadeiras sobre seu corpo sexuado poderá crescer um adolescente ou adulto com maiores possibilidades de lidar melhor e responsavelmente com a sexualidade de maneira sincera, prazerosa e harmoniosa.

É grande a dificuldade de se falar em sexo, sexualidade e de relacionamentos afetivo-sexuais,devido aos tabus, preconceitos, insegurança, desconhecimento e tantos outros pré-conceitos os quais afastam os seres humanos do equilíbrio físico, psíquico, moral e espiritual, aprisionando-os no egoísmo individual, inibindo assim sua felicidade real.

Durante os diálogos em sala de aula com os alunos, buscamos sempre um equilíbrio de conduta para não inibir nem constranger, através de trocas de experiências, onde as pesquisas foram se tornando reais. As palavras empregadas, durante os diálogos, foram escolhidas na medida do possível, sem colorido afetivo. Desta forma abrindo seu coração e expurgando seus conflitos internos, de seus familiares e até de seus conhecidos. Outros aprenderam e colocaram em prática, evitando problemas sérios.

O Estudo de Sexualidade não possui receitas milagrosas. O Estudo busca o entendimento do processo sexual.

A dificuldade da abordagem, por certos adultos, é a partir do momento em que as perguntas dos adolescentes atingem o seu passado mal vivido desses adultos, que emerge no momento da mensagem.

O número de profissionais preparados para abordar Educação Sexual é restrito. Não que a formação – motivação demande de um profundo questionamento do indivíduo, mas se trata da prática fora de suas atividades regulares. Este acréscimo de trabalho não é fácil, além de ser gratuito. As iniciativas não são de nenhum modo reconhecidas oficialmente, não se beneficiando o profissional de qualquer apoio de parte dos poderes públicos. O que é lamentável.

Exemplo recente foi a minha participação no I Congresso Brasileiro de Educação Sexual no qual fui o único professor de toda Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro em apresentar trabalho intitulado Compreensão das particularidades da puberdade –Exposição Oral.

E nem por isso a Secretaria de Educação e a própria Coordenadoria deram ênfase ao trabalho do profissional, apesar da Coordenadoria viabilizar nossa ida ao Congresso.

Não bastasse este fato escrevi um livro intitulado “A visão holística da sexualidade” e fiz várias palestras na rede e nenhum interesse foi pronunciado.

Quando afirmo ser lamentável não é questão de vaidade. É pelo simples fato de inviabilizar um trabalho que com certeza irá diminuir muito os problemas que nós seres humanos passamos.

Sexualidade é fundamental para o bem estar individual, interpessoal e social de cada cidadão.

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Contato: profrosevel@hotmail.com

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Rosevel
Enviado por Rosevel em 20/09/2008
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T1187954
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