Trabalhar a prevenção às drogas na Escola
Trabalhar a questão das drogas na Educação em nível de ensino fundamental e médio, penso que deva ser de maneira especifica e direcionada. Quando abordamos drogas, este tema é muito amplo e pode abrir leques para varias interpretações ou mesmo, varias brechas para questionamentos contraditórios.
Uma das abordagens para se trabalhar na escola tal assunto é propiciar ao estudante, ao adolescente, ao jovem para que aprenda relacionar consigo mesmo; aprende resolver seus conflitos internos criando assim, perspectivas de vida saudável; incentivá-lo correr atrás de seus projetos motivando-os.
Cabe à escola orientar, abrir espaços dando meios para que os adolescentes e os jovens procurem lapidarem-se e assim, terem condições de atingirem seus objetivos dentro de seus limites.
Uma sociedade é construída e avaliada pela Educação. Pessoa as quais recebem uma Educação de qualidade terá mais senso critico da vida, atingindo sem duvida patamares mais elevados de conceitos, de valores éticos, morais espirituais e de cidadania.
Seguindo esta linha de raciocino, o trabalho antidrogas deve ser continuo e sua abordagem não necessariamente deve centralizar sobre ela especificamente, mas oferecer e proporcionar alternativas de qualidade de vida – dentro desta qualidade de vida o aprender a lidar consigo mesmo e a busca de atingirem o mais próximos de seus ideais.
Algo fundamental que seja necessário também é proporcionar aos adolescentes e jovens conhecerem seus limites sejam eles em quais forem – emocionais, físicos, financeiros e ao mesmo tempo passo a passo superá-los para assim conviverem com todas as características individuais, proporcionar também aprenderem a enfrentar e superar os fracassos e as limitações.
A Educação deve quebrar as barreiras do ensino, deve ser uma fonte de conhecimentos intelectuais, mas, sobretudo ser uma fonte do desenvolvimento da individuação social e emocional de cada ser humano.
A partir do momento que o tema droga passar a ser trabalhado com muita eficácia, englobando direta ou indiretamente em todas as disciplinas curriculares, ser inserido psicologicamente de cada estudante, estará sendo incutida na formação da própria personalidade do homem como algo prejudicial e os mecanismos para superar a busca.
Todos os meios usados para que se faça a prevenção às drogas são de fundamental importância, o que deve ocorrer é uma sintonia entre estes meios. Pouco resolve uma vez a cada seis meses convidar palestristas se um trabalho preventivo resumir apenas nestas palestras como meio preventivo nas escolas. Este tipo de prevenção é apenas uma vertente.
Da mesma maneira é de grande importância o trabalho que o PROERD faz ao promover cursos nas escolas, mas é importante frisar que este curso se realiza apenas na 4ª e agora iniciando na 6ª series também. Da mesma forma, este curso realizado pelo PROERD é uma vertente. É importante que haja um cronograma de tais projetos em uma grade curricular fechando um ciclo anual que venha somar em outros projetos pedagógicos e não tê-los como linhas mestras apenas para trabalhar a prevenção.
É importante ter claro que o problema do uso de drogas é uma questão existencial, isto é, está inserido dentro do Ser humano, pois ela (droga), de certa forma, faz com que a pessoa tenha prazer e externe suas sombras. Certamente, discursos contrários não atingem o jovem, então fundamental seja que proporcione este mesmo prazer através de atividades saudáveis ou mesmo ajudá-los dando-lhes subsídios para que os adolescentes e jovens aprendam lidarem com suas sombras.