QUEM SÃO SEUS ÍDOLOS ?
Dias atrás ouvi alguém falar: “Quem são seus ídolos?”
Já fazia muito tempo que não escutava essa frase, talvez porque a palavra ídolo tenha se banalizado, ou seja, os atuais ídolos são todos de barro e quando se quebram, tornam-se nada.
Ainda criança, ouvia pessoas citar esta ou aquela figura da história da humanidade como seu ídolo. Hoje apenas ouve-se a palavra, que parece estar vazia e sem sentido.
Talvez isso aconteça em razão da pobreza cultural ou espiritual em que se encontra a sociedade atual. Hoje a mídia, vai construindo e destruindo ídolos para que sejam devorados ou digeridos num verdadeiro ato antropofágico.
Parece que a sociedade brasileira e a própria humanidade está carente de um símbolo, onde possa apoiar-se a juventude e até mesmo muitos adultos que ainda não conseguiram sair da adolescência mental.
Se não surgir esse ídolo, iremos, mais uma vez, nos defrontar com o que já se vê por aí, centenas de inutilidades, cultuadas por inúteis.
De qualquer forma, vamos vivenciando essa metamorfose conceitual e cultural, onde os valores são enterrados para que sigamos apenas os recados que são dirigidos para serem digeridos.
Essa futura indigestão irá mais uma vez colocar a sociedade num caminho sem seqüência e dele também não poderemos recuar, porquanto os lugares já trilhados foram sendo destruídos ou consumidos.
Ante esse impasse em que se coloca a humanidade, acredito que somente um símbolo real e consistente poderá alavancar e impedir que a humanidade dê mais um passo adiante neste caminho sem volta e despenque no abismo criado por ela.
Dias difíceis e tristes, os atuais.
29-08-08-VEM-